Aula sobre Rene Margritte
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os alunos serão apresentados ao artista belga René Magritte, um dos principais representantes do movimento surrealista e os principais elementos que compõem suas obras, como a relação entre imagem e palavra, a subversão da lógica e a criação de situações absurdas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a obra de René Magritte, mostrando algumas de suas principais obras, como "O Filho do Homem" e "A Traição das Imagens" e discuta como essas imagens podem ser encontradas em diferentes contextos, como na publicidade e na cultura pop. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre as obras.Etapa 2 - Formação de duplas
Os alunos serão organizados em duplas e receberão uma folha de papel para criar o mapa conceitual.Etapa 3 - Definição da ideia central
Cada dupla deverá definir a ideia central do mapa conceitual, que será o tema principal a ser desenvolvido. Sugira algumas ideias, como "A relação entre imagem e palavra na obra de Magritte" ou "A subversão da lógica em Magritte".Etapa 4 - Criação das sub-ideias
Cada dupla deverá criar 8 sub-ideias relacionadas à ideia central, que serão organizadas em dois níveis de profundidade. Sugira algumas sub-ideias, como "A representação do corpo humano em Magritte" ou "A influência do movimento surrealista na obra de Magritte".Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre os mapas conceituais.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma discutirá em grupo as principais ideias apresentadas nos mapas conceituais, destacando as semelhanças e diferenças entre as diferentes abordagens. Faça perguntas para estimular a reflexão, como "Qual é a importância da relação entre imagem e palavra na obra de Magritte?" ou "Por que a subversão da lógica é um elemento importante na obra de Magritte?".Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando as principais ideias discutidas e incentivando os alunos a continuar explorando a obra de René Magritte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar obras de arte de diferentes épocas e matrizes estéticas e culturais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar dos alunos por meio da criação de um mapa conceitual.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias relacionadas ao tema.
- Qualidade das sub-ideias desenvolvidas pelos alunos, considerando sua relevância e profundidade.
- Participação dos alunos na discussão em grupo, demonstrando capacidade de reflexão e análise crítica.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a obra de René Magritte.
- Estimular a criação de um mapa conceitual pelos alunos, fornecendo orientações e sugestões.
- Incentivar a participação dos alunos na discussão em grupo, fazendo perguntas e estimulando a reflexão.
Ações do aluno
- Trabalhar em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Definir uma ideia central e 8 sub-ideias relacionadas ao tema.
- Participar da discussão em grupo, compartilhando suas ideias e fazendo perguntas.