Aula sobre Rene Margritte

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


René Magritte foi um artista belga conhecido por suas pinturas surrealistas, que desafiam a lógica e a realidade. Suas obras são repletas de elementos simbólicos e questionamentos sobre a natureza da percepção e da representação. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Magritte, bem como de desenvolver sua capacidade de análise e interpretação de imagens.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre René Magritte e o surrealismo. Utilize recursos audiovisuais para introduzir o tema e instigar a curiosidade dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão como tarefa pesquisar sobre a vida e obra de René Magritte. Para isso, disponibilize links para sites e vídeos, além de livros e revistas na biblioteca da escola. Cada grupo deverá preencher um formulário online com as informações coletadas.

  3. Etapa 3 - Análise

    Cada grupo escolherá uma obra de Magritte para analisar. Os alunos deverão preencher um template de análise, que inclui campos como título da obra, técnica utilizada, elementos simbólicos presentes, entre outros. Em seguida, cada grupo apresentará sua análise para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos serão desafiados a criar uma obra inspirada em Magritte. Para isso, poderão utilizar técnicas como colagem, desenho e pintura. Disponibilize materiais como revistas, tesouras, cola, tintas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em seu cotidiano. Utilize uma ferramenta online para que os alunos registrem suas reflexões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos estudantes.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e análise realizadas pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra inspirada em Magritte.
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem e a aplicação do conhecimento adquirido.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma instigante e motivadora.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras de Magritte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para se expressar.
  • Utilizar ferramentas online para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e análise das obras de Magritte de forma criteriosa e organizada.
  • Utilizar a criatividade na criação da obra inspirada em Magritte.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a aplicação do conhecimento adquirido.
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as diferenças de opinião.