Aula sobre Rene Margritte

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


René Magritte foi um renomado pintor surrealista belga, conhecido por suas obras intrigantes e enigmáticas que desafiavam as convenções da arte e da realidade. Nascido em 1898, na Bélgica, Magritte desenvolveu um estilo único que explorava a relação entre imagens e palavras, questionando a natureza da representação visual e desafiando as expectativas do espectador.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o artista Rene Magritte e suas principais obras, contextualizando o movimento surrealista e explicando como a arte pode ser utilizada para expressar ideias e sentimentos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a vida e obra de Rene Magritte, utilizando fontes diversas como livros, internet e vídeos. Cada grupo deverá selecionar as informações mais relevantes e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro

    Os alunos, em seus grupos, deverão criar um jogo de tabuleiro com 51 casas (opcional), utilizando cartolina, canetinhas e outros materiais disponíveis. O jogo deverá ter um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionados ao tema. Os alunos deverão pensar em perguntas que envolvam a vida e obra de Rene Magritte e a interpretação de suas obras.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, jogando e respondendo às perguntas e realizando as ações propostas. O professor irá acompanhar e auxiliar na correção das respostas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as principais ideias e conceitos abordados durante a atividade, compartilhando suas opiniões e pontos de vista.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu durante a aula, destacando as principais ideias e conceitos que mais chamaram sua atenção.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula, reforçando os principais pontos abordados e destacando a importância da arte como forma de expressão e comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Correção das respostas durante o jogo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o artista e o movimento surrealista.
  • Orientar e auxiliar na pesquisa em grupo.
  • Acompanhar e corrigir as respostas durante o jogo.
  • Estimular a reflexão individual e a discussão em grupo.
  • Encerrar a aula, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Utilizar a criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Jogar e responder às perguntas e realizar as ações propostas durante o jogo.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Fazer a reflexão individual sobre o que foi aprendido.