Aula sobre Rene Margritte

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


René Magritte foi um renomado pintor surrealista belga, conhecido por suas obras intrigantes e enigmáticas que desafiavam as convenções da arte e da realidade. Nascido em 1898, na Bélgica, Magritte desenvolveu um estilo único que explorava a relação entre imagens e palavras, questionando a natureza da representação visual e desafiando as expectativas do espectador.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresentará o artista René Magritte e suas principais obras, contextualizando o movimento surrealista e suas características.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma obra de Magritte para analisar. Eles deverão discutir em grupo sobre o significado da obra, as técnicas utilizadas pelo artista e como a obra se relaciona com o movimento surrealista.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos criarão um template de avaliação por rubrica contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a obra de Magritte.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo apresentará sua análise da obra e os demais grupos farão perguntas e comentários. Os alunos utilizarão o template de avaliação por rubrica para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    O professor fará um fechamento da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover o desenvolvimento da habilidade de argumentação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na discussão.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir a obra de Magritte em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate em grupo.