Aula sobre Rene Margritte

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Rene Margritte foi um dos mais importantes artistas surrealistas do século XX. Sua obra é caracterizada por imagens inesperadas e desconcertantes, que desafiam a lógica e a razão. Ele frequentemente retratava objetos familiares, como maçãs, chapéus, tubos e nuvens, de maneiras ilógicas e desconcertantes. Essas representações subversivas desafiavam a percepção convencional e convidavam o espectador a questionar o significado e a realidade por trás das imagens.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar a vida e obra de Rene Margritte, utilizando imagens e vídeos para ilustrar seus principais trabalhos. Em seguida, irá explicar a metodologia utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de obras

    Os alunos irão analisar algumas obras de Margritte, identificando elementos como cores, formas, texturas e técnicas utilizadas. Em seguida, irão discutir em grupo sobre o que perceberam e como esses elementos contribuem para a mensagem da obra.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de uma obra

    Os alunos irão criar uma obra inspirada em Margritte, utilizando técnicas como colagem, sobreposição de imagens e jogos visuais. O objetivo é que os alunos experimentem as técnicas utilizadas pelo artista e criem algo novo a partir delas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Escrita criativa

    Os alunos irão escrever um texto criativo inspirado em uma das obras de Margritte. Eles devem imaginar uma história que explique o que está acontecendo na obra, considerando os elementos visuais presentes nela.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos irão compartilhar suas obras e textos com o restante da turma, explicando suas escolhas e processos criativos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    O professor irá conduzir uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como a metodologia utilizada contribuiu para seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de obras de arte;
  • Estimular a criatividade e experimentação de técnicas artísticas;
  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa;
  • Ampliar o repertório de referências artísticas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Utilização adequada das técnicas e elementos visuais;
  • Criatividade e originalidade na criação da obra;
  • Coerência e clareza na escrita criativa.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Rene Margritte;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a criatividade e experimentação de técnicas artísticas;
  • Conduzir a reflexão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Analisar obras de arte;
  • Criar uma obra inspirada em Margritte;
  • Escrever um texto criativo;
  • Compartilhar suas criações com a turma;
  • Participar ativamente das atividades propostas.