Aula sobre Rene Margritte

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


René Magritte foi um renomado pintor surrealista belga, conhecido por suas obras intrigantes e enigmáticas que desafiavam as convenções da arte e da realidade. Nascido em 1898, na Bélgica, Magritte desenvolveu um estilo único que explorava a relação entre imagens e palavras, questionando a natureza da representação visual e desafiando as expectativas do espectador.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o artista Rene Magritte, sua vida e obra, e contextualizar o movimento surrealista. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas sobre o artista e sua obra.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão acesso a materiais previamente selecionados sobre Rene Magritte, incluindo vídeos, textos e imagens. Eles deverão pesquisar sobre o artista e sua obra, anotando as informações mais relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir o que aprenderam sobre Rene Magritte. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, avaliando sua própria aprendizagem sobre Rene Magritte e sua obra.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada aluno deverá apresentar seu template para a turma, explicando suas avaliações e justificando suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir as avaliações feitas pelos alunos e debater sobre as obras de Rene Magritte.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre arte e artistas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs bem estruturado e fundamentado.
  • Apresentação clara e objetiva do template e justificativa das avaliações feitas.

Ações do professor

  • Apresentar o artista e contextualizar o movimento surrealista.
  • Selecionar e disponibilizar materiais sobre Rene Magritte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre Rene Magritte e sua obra.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs avaliando sua própria aprendizagem.
  • Apresentar seu template para a turma e participar da discussão em grupo.