Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a representação algébrica de sequências e padrões é uma ferramenta matemática que permite expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados de matemática, como álgebra e cálculo.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entender melhor o assunto, apresente alguns exemplos práticos de sequências numéricas e suas representações algébricas. Por exemplo:

- Sequência: 2, 4, 6, 8, 10

Representação algébrica: 2n, onde n é o número de termos da sequência.

- Sequência: 1, 3, 5, 7, 9

Representação algébrica: 2n - 1, onde n é o número de termos da sequência.


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente para os alunos um problema que envolva a representação algébrica de sequências e padrões. Por exemplo: "Um atleta corre 5 km no primeiro dia de treino, 6 km no segundo dia, 7 km no terceiro dia e assim por diante. Qual é a representação algébrica da distância percorrida pelo atleta no n-ésimo dia de treino?"

  2. Etapa 2 - Problematização

    Agora, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Apresente algum problema sobre o tema e encoraje os alunos a discutir sobre a situação apresentada, levantando hipóteses e possíveis soluções. Eles podem discutir diferentes estratégias, desde que sejam coerentes com o assunto da aula.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos, apontando possíveis erros e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos enquanto os alunos acompanham a explicação e realizar exercícios em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar a regularidade da sequência apresentada.
  • Habilidade em utilizar a simbologia algébrica para representar a sequência.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e estimular a curiosidade dos alunos.
  • Orientar os alunos na identificação da regularidade da sequência.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar a regularidade da sequência apresentada.
  • Propor soluções para o problema apresentado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Montar e apresentar o diário de bordo.