Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicie a aula falando para os alunos que a representação algébrica de sequências e padrões é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados. Além disso, fala que, nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema da aula e a importância da representação algébrica de sequências e padrões. Em seguida, apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Formação de grupos e criação da atividade
Divida os alunos em duplas ou trios para a realização da atividade. Preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem. Peça para que cada dupla, em uma folha sulfite, elabore um exercício envolvendo representação algébrica de sequências e padrões.Etapa 3 - Execução da atividade
Após isso, as duplas devem trocar o problema que elaboraram com as demais duplas para a resolução. Incentive os alunos circulando pela sala durante a atividade e tirando possíveis dúvidas de como construir a atividade.Etapa 4 - Correção do exercício
Após a resolução do exercício, as duplas inicialmente formadas deverão comparar a resolução por eles proposta e a da outra dupla para verificar as semelhanças e as diferenças na forma de resolver o problema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Faça uma roda com todos os alunos para discutirem sobre como foi o processo de criação do exercício. Além disso, eles devem citar como foi trocar de dupla e quais as dificuldades encontradas na resolução do problema. Seja o mediador da discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Exercícios
Distribua exercícios sobre o tema para os alunos resolverem individualmente ou com as mesmas duplas.Etapa 7 - Correção
Corrija os exercícios em conjunto com os alunos, explicando as soluções e tirando dúvidas. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos serão avaliados conforme os critérios estabelecidos pelo professor, considerando a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a compreensão do tema de forma mais profunda e significativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Qualidade do problema elaborado pela dupla.
- Compreensão e aplicação correta da simbologia algébrica.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e sua importância.
- Mediar as atividades propostas e incentivar a participação de todos os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de sequências numéricas e sua representação algébrica.
- Corrigir os exercícios e explicar as soluções.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Resolver o problema desenvolvido por outra dupla aplicando os conceitos matemáticos aprendidos na aula.
- Elaborar um problema envolvendo a simbologia algébrica.