Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula falando para os alunos que a representação algébrica de sequências e padrões é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados. Além disso, fala que, nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema da aula e a importância da representação algébrica de sequências e padrões. Em seguida, apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos e criação da atividade

    Divida os alunos em duplas ou trios para a realização da atividade. Preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem. Peça para que cada dupla, em uma folha sulfite, elabore um exercício envolvendo representação algébrica de sequências e padrões.

  3. Etapa 3 - Execução da atividade

    Após isso, as duplas devem trocar o problema que elaboraram com as demais duplas para a resolução. Incentive os alunos circulando pela sala durante a atividade e tirando possíveis dúvidas de como construir a atividade.

  4. Etapa 4 - Correção do exercício

    Após a resolução do exercício, as duplas inicialmente formadas deverão comparar a resolução por eles proposta e a da outra dupla para verificar as semelhanças e as diferenças na forma de resolver o problema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Faça uma roda com todos os alunos para discutirem sobre como foi o processo de criação do exercício. Além disso, eles devem citar como foi trocar de dupla e quais as dificuldades encontradas na resolução do problema. Seja o mediador da discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Distribua exercícios sobre o tema para os alunos resolverem individualmente ou com as mesmas duplas.

  7. Etapa 7 - Correção

    Corrija os exercícios em conjunto com os alunos, explicando as soluções e tirando dúvidas. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme os critérios estabelecidos pelo professor, considerando a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a compreensão do tema de forma mais profunda e significativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade do problema elaborado pela dupla.
  • Compreensão e aplicação correta da simbologia algébrica.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e sua importância.
  • Mediar as atividades propostas e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de sequências numéricas e sua representação algébrica.
  • Corrigir os exercícios e explicar as soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Resolver o problema desenvolvido por outra dupla aplicando os conceitos matemáticos aprendidos na aula.
  • Elaborar um problema envolvendo a simbologia algébrica.