Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Inicie a aula mostrando aos alunos que eles irão aprender a utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. Eles irão entender como identificar padrões em sequências e como representá-los de forma algébrica. Para isso, utilize a metodologia ativa Design Sprint, para permitir que os alunos desenvolvam um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

Exemplo prático:

Para exemplificar o tema aos alunos, cite uma sequência numérica como, por exemplo: 2, 4, 6, 8, 10. Peça para os alunos identificarem que a sequência aumenta de 2 em 2 e, portanto, pode-se representá-la de forma algébrica como 2n, onde n é o número da posição na sequência.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e explique a importância da representação algébrica de sequências e padrões. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem e anotar as principais ideias.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos devem identificar padrões em sequências numéricas e esboçar possíveis representações algébricas. Nesse momento, circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar suas representações algébricas e discutir em conjunto qual é a mais adequada. O professor irá mediar a discussão e ajudar os alunos a chegar a uma conclusão.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um template de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles irão utilizar a sequência numérica 3, 6, 9, 12, 15 para aplicar o template. Acompanhe o trabalho dos alunos, tirando dúvidas e orientando quando necessário. Eles podem utilizar materiais como papel, lápis, régua para criar gráficos, tabelas e cálculos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nesse momento, os grupos irão apresentar seus templates e testá-los com outras sequências numéricas. Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos previamente. Os alunos também devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, refletindo sobre o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar padrões em sequências numéricas.
  • Desenvolver a habilidade de representar regularidades de forma algébrica.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e capacidade de identificar padrões em sequências numéricas.
  • Capacidade de representar regularidades de forma algébrica.
  • Participação em grupo e capacidade de discutir ideias.

Ações do professor

  • Explicar o tema e mediar a discussão em grupo.
  • Auxiliar os alunos na identificação de padrões e na criação de representações algébricas.
  • Dar feedbacks e avaliar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo e anotar as principais ideias.
  • Identificar padrões em sequências numéricas e criar representações algébricas.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias.