Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula dizendo aos alunos que a representação algébrica de sequências e padrões é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados. Fale que, nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da representação algébrica de sequências e padrões. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso para os alunos, que consistirá em uma sequência numérica com lacunas a serem preenchidas. Os alunos deverão utilizar a simbologia algébrica para preencher as lacunas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo de 3 a 5 alunos as soluções encontradas para o estudo de caso e comparar as diferentes formas de representação algébrica utilizadas.Etapa 4 - Criação do template de infográfico
Os alunos irão criar um _template_ de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com a simbologia algébrica para representar sequências numéricas. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os alunos irão apresentar os resultados obtidos na criação do _template_ e no preenchimento das lacunas. Promova discussões coletivas sobre função apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema, como a importância da representação algébrica de sequências e padrões e como essa habilidade pode ser aplicada em outras áreas da matemática.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do _template_ de infográfico.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da simbologia algébrica para representar sequências numéricas.
- Criatividade na criação do t_emplate_ de infográfico.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da representação algébrica de sequências e padrões.
- Criar um estudo de caso para os alunos.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos na criação do _template_ de infográfico e no preenchimento das lacunas.
- Fazer uma conclusão sobre a importância da representação algébrica de sequências e padrões.
Ações do aluno
- Identificar a regularidade presente em uma sequência numérica.
- Utilizar a simbologia algébrica para preencher as lacunas do estudo de caso.
- Criar um _template_ de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com a simbologia algébrica.
- Preencher o _template_ criado com a simbologia algébrica para representar sequências numéricas.
- Apresentar os resultados obtidos na criação do _template_ e no preenchimento das lacunas.