Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a representação algébrica de sequências e padrões é uma ferramenta matemática que permite expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados em Matemática, como álgebra e cálculo.

Exemplo prático:

Para exemplificar a importância da representação algébrica de sequências e padrões, apresente aos alunos a seguinte sequência numérica: 2, 4, 6, 8, 10. Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a regularidade nessa sequência. Em seguida, mostre a representação algébrica: 2n, onde n é o número da posição na sequência. Explique que essa representação permite encontrar qualquer termo da sequência sem precisar escrever todos os números anteriores.


  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare uma lista de sequências numéricas para serem trabalhadas em sala de aula. É importante que as sequências tenham regularidades diferentes para que os alunos possam identificar e comparar as representações algébricas.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Disponibilize aos alunos um material de estudo prévio, como um vídeo ou texto, que explique o conceito de representação algébrica de sequências e padrões. Os alunos devem assistir ou ler o material em casa e anotar as dúvidas e observações.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central deve ser "Representação Algébrica de Sequências e Padrões". Os alunos devem criar 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as sub-ideias criadas no mapa conceitual. Oriente a discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem resolver exercícios em grupo que envolvam a identificação da regularidade em sequências numéricas e a criação da representação algébrica correspondente. Circule pela sala auxiliando os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar um exercício resolvido e explicar a representação algébrica criada. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação. Nesse momento, incentive a participação de todos para enriquecer a discussão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Eles devem ser avaliados individualmente e em grupo e receber feedbacks sobre sua atuação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de representações algébricas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da regularidade em sequências numéricas.
  • Criação correta da representação algébrica correspondente.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos exercícios.

Ações do professor

  • Preparar uma lista de sequências numéricas para serem trabalhadas em sala de aula.
  • Disponibilizar um material de estudo prévio sobre o tema.
  • Orientar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Dar feedback aos alunos sobre o desempenho na atividade.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de estudo prévio em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Discutir em grupo as sub-ideias criadas no mapa conceitual.
  • Resolver exercícios em grupo que envolvam a identificação da regularidade em sequências numéricas e a criação da representação algébrica correspondente.
  • Apresentar um exercício resolvido e explicar a representação algébrica criada.