Aula sobre Representacao Algebrica De Sequencias E Padroes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a representação algébrica de sequências e padrões é uma ferramenta matemática que permite expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados em Matemática, como álgebra e cálculo.
Exemplo prático:
Para exemplificar a importância da representação algébrica de sequências e padrões, apresente aos alunos a seguinte sequência numérica: 2, 4, 6, 8, 10. Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a regularidade nessa sequência. Em seguida, mostre a representação algébrica: 2n, onde n é o número da posição na sequência. Explique que essa representação permite encontrar qualquer termo da sequência sem precisar escrever todos os números anteriores.
Etapa 1 - Preparação
Prepare uma lista de sequências numéricas para serem trabalhadas em sala de aula. É importante que as sequências tenham regularidades diferentes para que os alunos possam identificar e comparar as representações algébricas.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Disponibilize aos alunos um material de estudo prévio, como um vídeo ou texto, que explique o conceito de representação algébrica de sequências e padrões. Os alunos devem assistir ou ler o material em casa e anotar as dúvidas e observações.Etapa 3 - Mapa conceitual
Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central deve ser "Representação Algébrica de Sequências e Padrões". Os alunos devem criar 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as sub-ideias criadas no mapa conceitual. Oriente a discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Exercícios em grupo
Os alunos devem resolver exercícios em grupo que envolvam a identificação da regularidade em sequências numéricas e a criação da representação algébrica correspondente. Circule pela sala auxiliando os alunos.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar um exercício resolvido e explicar a representação algébrica criada. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação. Nesse momento, incentive a participação de todos para enriquecer a discussão.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Eles devem ser avaliados individualmente e em grupo e receber feedbacks sobre sua atuação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de representações algébricas.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da regularidade em sequências numéricas.
- Criação correta da representação algébrica correspondente.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos exercícios.
Ações do professor
- Preparar uma lista de sequências numéricas para serem trabalhadas em sala de aula.
- Disponibilizar um material de estudo prévio sobre o tema.
- Orientar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Dar feedback aos alunos sobre o desempenho na atividade.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de estudo prévio em casa.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Discutir em grupo as sub-ideias criadas no mapa conceitual.
- Resolver exercícios em grupo que envolvam a identificação da regularidade em sequências numéricas e a criação da representação algébrica correspondente.
- Apresentar um exercício resolvido e explicar a representação algébrica criada.