Reprodução assexuada

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer os mecanismos de reprodução assexuada dos seres vivos. Se ajeite na cadeira, caneta na mão e vamos lá!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Que tipo de reprodução assexuada acontece na maioria dos organismos unicelulares?

    A) Singamia.

    B) Fissão binária.

    C) Fragmentação.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A reprodução assexuada é um processo em que um único indivíduo é capaz de gerar novos indivíduos sem a necessidade de um parceiro. Esse tipo de reprodução é muito comum em plantas e alguns animais. Por exemplo, a reprodução assexuada pode ser encontrada em plantas como o morangueiro, que produz estolhos, e em animais como a estrela-do-mar, que é capaz de regenerar seus braços perdidos. Nesta aula, os alunos irão explorar os diferentes tipos de reprodução assexuada, comparando-os com a reprodução sexuada e analisando os mecanismos adaptativos e evolutivos envolvidos.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A reprodução assexuada é um processo de reprodução que ocorre sem a necessidade de um parceiro sexual. Esse tipo de reprodução pode ser encontrado em diversas espécies de plantas e animais, como bactérias, algas, fungos, estrelas-do-mar e alguns insetos. Nesta aula, vamos explorar como esse processo ocorre, suas vantagens e desvantagens, e como ele se relaciona com a evolução das espécies.
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  5. 5. Design Sprint:

    A reprodução assexuada é um processo de reprodução em que um único indivíduo produz descendentes geneticamente idênticos a ele mesmo. Esse tipo de reprodução é muito comum em organismos unicelulares, como bactérias e protozoários, mas também pode ser encontrado em organismos multicelulares, como plantas e animais. No entanto, é importante destacar que a reprodução assexuada não é a única forma de reprodução, e que existem vantagens e desvantagens em relação à reprodução sexuada. Nesta aula, vamos explorar as diferentes formas de reprodução assexuada, suas adaptações e evoluções, e como elas podem ser comparadas com a reprodução sexuada.
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  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    A reprodução é um processo fundamental para a continuidade das espécies, e existem diferentes mecanismos reprodutivos que podem ser encontrados nos seres vivos. Nesta aula, será estudada a reprodução assexuada, que é um processo de reprodução no qual um único indivíduo é capaz de gerar novos seres sem a necessidade de um parceiro. Esse processo é encontrado em diferentes seres vivos, desde bactérias até plantas e animais. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para desenvolver um mapa conceitual que nos ajudará a compreender melhor esse processo e suas implicações.

    Aprendizagem Entre Pares

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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A reprodução assexuada é um processo de reprodução em que um indivíduo dá origem a um ou mais descendentes sem a participação de células reprodutivas. Este processo é comum em muitas espécies de plantas e animais e é importante para a perpetuação das espécies. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de reprodução assexuada e compará-los com a reprodução sexuada. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa metodologia, os alunos serão capazes de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e comunicação.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

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  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A reprodução assexuada é um método de reprodução em que um único indivíduo é capaz de gerar descendentes idênticos a si, sem a necessidade de um parceiro. Esse processo é bastante comum em organismos unicelulares, como bactérias, mas também pode ser encontrado em organismos multicelulares, como plantas e animais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de reprodução assexuada, suas vantagens e desvantagens e como ela se relaciona com os mecanismos adaptativos e evolutivos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

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