Aula sobre Reproducao Assexuada
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A reprodução assexuada é um processo de reprodução em que um indivíduo dá origem a um ou mais descendentes sem a participação de células reprodutivas. Este processo é comum em muitas espécies de plantas e animais e é importante para a perpetuação das espécies. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de reprodução assexuada e compará-los com a reprodução sexuada. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa metodologia, os alunos serão capazes de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e comunicação.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Introdução
Faça um breve introdução sobre o tema da aula, explicando o que é reprodução assexuada e como ela difere da reprodução sexuada. É importante fazer uma revisão dos conceitos de células e reprodução, para que os alunos possam entender melhor o processo. Utilize recursos audiovisuais para tornar a aula mais dinâmica.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Divida a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos de reprodução assexuada em plantas e animais. Cada grupo deve escolher um tipo de reprodução assexuada e apresentar aos demais. Disponibilize uma lista de sites e materiais para pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos devem se reunir para discutir as informações coletadas e comparar as diferentes formas de reprodução assexuada. Nessa etapa, é importante estimular a participação de todos os alunos para poderem trocar informações e tirar dúvidas.Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Os grupos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O diário deve conter informações sobre o tipo de reprodução assexuada escolhido, suas características e exemplos práticos. Oriente os alunos sobre a estrutura do diário e como ele deve ser elaborado.Etapa 5 - Apresentação dos diários
Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma. Estimule a participação dos alunos durante as apresentações, fazendo perguntas e incentivando a troca de informações.Etapa 6 - Discussão final
Encerre a aula fazendo uma discussão final sobre os diferentes tipos de reprodução assexuada e como eles se comparam com a reprodução sexuada. Os alunos devem ser estimulados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Promover a compreensão sobre os diferentes tipos de reprodução assexuada;
- Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as atividades em grupo;
- Qualidade do diário de bordo;
- Capacidade de comunicação durante a apresentação;
- Compreensão dos diferentes tipos de reprodução assexuada;
- Capacidade de fazer comparações e análises entre os diferentes tipos de reprodução.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos durante a pesquisa e criação do diário de bordo;
- Estimular a participação dos alunos durante as atividades em grupo;
- Estimular a troca de informações entre os alunos;
- Fazer perguntas e incentivar a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Pesquisar e coletar informações sobre os diferentes tipos de reprodução assexuada;
- Criar um diário de bordo de qualidade;
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva;
- Fazer perguntas e trocar informações durante as atividades em grupo.