Aula sobre Reproducao Assexuada
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A reprodução é um processo fundamental para a continuidade das espécies, e existem diferentes mecanismos reprodutivos que podem ser encontrados nos seres vivos. Nesta aula, será estudada a reprodução assexuada, que é um processo de reprodução no qual um único indivíduo é capaz de gerar novos seres sem a necessidade de um parceiro. Esse processo é encontrado em diferentes seres vivos, desde bactérias até plantas e animais. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para desenvolver um mapa conceitual que nos ajudará a compreender melhor esse processo e suas implicações.
Aprendizagem Entre Pares
Etapa 1 - Apresentação do tema e organização das equipes
Apresente o tema da aula e explicará como será desenvolvida a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Organize a turma em equipes de 4 pessoas, que trabalharão juntas para construir o mapa conceitual.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
As equipes terão 30 minutos para pesquisar sobre a reprodução assexuada em diferentes seres vivos, buscando informações sobre os processos envolvidos e as implicações adaptativas e evolutivas. Disponibilize materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Cada equipe deverá construir um mapa conceitual contendo uma ideia central sobre a reprodução assexuada e 8 sub-ideias que aprofundem o tema. O mapa deve ter 2 níveis de profundidade, ou seja, cada sub-ideia deve ter 2 sub-sub-ideias que a desenvolvam. Oriente os alunos na construção do mapa e disponibilizar materiais para a criação.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Cada equipe apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos mapas conceituais, a turma fará uma discussão em grupo sobre os processos de reprodução assexuada e suas implicações adaptativas e evolutivas. Incentive a discussão e faça perguntas para incentivar a participação dos alunos.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de reprodução assexuada em diferentes seres vivos, como bactérias, plantas e animais. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os exemplos apresentados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Compreender os processos de reprodução assexuada e suas implicações adaptativas e evolutivas.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Construção de um mapa conceitual completo e bem organizado.
- Participação ativa na apresentação dos mapas conceituais e na discussão em grupo.
- Participação ativa na apresentação de perguntas e comentários sobre os exemplos práticos apresentados.
- Participação ativa na conclusão da aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na apresentação dos mapas conceituais e na discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos de reprodução assexuada em diferentes seres vivos.
- Fazer uma conclusão que incentive a continuidade da pesquisa sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Construir um mapa conceitual completo e bem organizado.
- Participar ativamente da apresentação dos mapas conceituais e da discussão em grupo.
- Apresentar perguntas e comentários sobre os exemplos práticos apresentados.
- Participar ativamente da conclusão da aula.