Aula sobre Reproducao Assexuada

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A reprodução é um processo fundamental para a continuidade das espécies, e existem diferentes mecanismos reprodutivos que podem ser encontrados nos seres vivos. Nesta aula, será estudada a reprodução assexuada, que é um processo de reprodução no qual um único indivíduo é capaz de gerar novos seres sem a necessidade de um parceiro. Esse processo é encontrado em diferentes seres vivos, desde bactérias até plantas e animais. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para desenvolver um mapa conceitual que nos ajudará a compreender melhor esse processo e suas implicações.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e organização das equipes

    Apresente o tema da aula e explicará como será desenvolvida a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Organize a turma em equipes de 4 pessoas, que trabalharão juntas para construir o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    As equipes terão 30 minutos para pesquisar sobre a reprodução assexuada em diferentes seres vivos, buscando informações sobre os processos envolvidos e as implicações adaptativas e evolutivas. Disponibilize materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Cada equipe deverá construir um mapa conceitual contendo uma ideia central sobre a reprodução assexuada e 8 sub-ideias que aprofundem o tema. O mapa deve ter 2 níveis de profundidade, ou seja, cada sub-ideia deve ter 2 sub-sub-ideias que a desenvolvam. Oriente os alunos na construção do mapa e disponibilizar materiais para a criação.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada equipe apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, a turma fará uma discussão em grupo sobre os processos de reprodução assexuada e suas implicações adaptativas e evolutivas. Incentive a discussão e faça perguntas para incentivar a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de reprodução assexuada em diferentes seres vivos, como bactérias, plantas e animais. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os exemplos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Compreender os processos de reprodução assexuada e suas implicações adaptativas e evolutivas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Construção de um mapa conceitual completo e bem organizado.
  • Participação ativa na apresentação dos mapas conceituais e na discussão em grupo.
  • Participação ativa na apresentação de perguntas e comentários sobre os exemplos práticos apresentados.
  • Participação ativa na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na apresentação dos mapas conceituais e na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de reprodução assexuada em diferentes seres vivos.
  • Fazer uma conclusão que incentive a continuidade da pesquisa sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Construir um mapa conceitual completo e bem organizado.
  • Participar ativamente da apresentação dos mapas conceituais e da discussão em grupo.
  • Apresentar perguntas e comentários sobre os exemplos práticos apresentados.
  • Participar ativamente da conclusão da aula.