Aula sobre Reproducao Assexuada

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A reprodução assexuada é um processo de reprodução em que um único indivíduo produz descendentes geneticamente idênticos a ele mesmo. Esse tipo de reprodução é muito comum em organismos unicelulares, como bactérias e protozoários, mas também pode ser encontrado em organismos multicelulares, como plantas e animais. No entanto, é importante destacar que a reprodução assexuada não é a única forma de reprodução, e que existem vantagens e desvantagens em relação à reprodução sexuada. Nesta aula, vamos explorar as diferentes formas de reprodução assexuada, suas adaptações e evoluções, e como elas podem ser comparadas com a reprodução sexuada.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e explicar o que é reprodução assexuada. Será feita uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de reprodução assexuada e suas vantagens e desvantagens.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas - entender, esboçar, decidir, prototipar, testar - para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um tipo de reprodução assexuada para aprofundar e pesquisar. Eles deverão buscar informações sobre o processo, exemplos de organismos que utilizam essa forma de reprodução e suas adaptações e evoluções. Oriente-os na busca por fontes confiáveis e relevantes.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão desenvolver uma apresentação sobre o tipo de reprodução assexuada escolhido, incluindo informações sobre o processo, exemplos de organismos e suas adaptações e evoluções. Eles poderão utilizar recursos multimídia, como imagens, vídeos e gráficos para ilustrar suas apresentações.

    Forneça um esqueleto de apresentação, mas seja flexível com modificações e deixe a criatividade imperar.


  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas criações para a turma e discutir as diferentes formas de reprodução assexuada, comparando-as com a reprodução sexuada. Medie a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Formular pergunta

    Cada grupo deve formular uma pergunta baseada na própria apresentação para ser respondida pelos demais grupos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Amarre as pontas soltas, complemente informações faltantes e avalie as perguntas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das diferentes formas de reprodução assexuada.
  • Qualidade da pesquisa, das fontes utilizadas e perguntas formuladas.
  • Criatividade e originalidade na apresentação.
  • Habilidade de comunicação oral e clareza na exposição das ideias.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na busca por fontes confiáveis e relevantes.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na criação das apresentações e na utilização dos recursos multimídia.
  • Avaliar as apresentações e fornecer feedback construtivo aos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as diferentes formas de reprodução e suas adaptações e evoluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e ética.
  • Desenvolver apresentações e questões criativas e originais.
  • Apresentar suas criações de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as opiniões divergentes.