Aula sobre Reproducao Assexuada
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A reprodução assexuada é um processo em que um único indivíduo é capaz de gerar novos indivíduos sem a necessidade de um parceiro. Esse tipo de reprodução é muito comum em plantas e alguns animais. Por exemplo, a reprodução assexuada pode ser encontrada em plantas como o morangueiro, que produz estolhos, e em animais como a estrela-do-mar, que é capaz de regenerar seus braços perdidos. Nesta aula, os alunos irão explorar os diferentes tipos de reprodução assexuada, comparando-os com a reprodução sexuada e analisando os mecanismos adaptativos e evolutivos envolvidos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da reprodução assexuada e explique os diferentes tipos de reprodução assexuada. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
O grupo defensor deverá pesquisar sobre reprodução assexuada e preparar argumentos para defender e refutar a importância da reprodução sexuada, enquanto o outro opositor fará o oposto. A banca julgadora deverá pesquisar sobre ambas para desenvolver poder crítico.Etapa 3 - Debate
O debate será realizado com a participação dos grupos defensor e opositor. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e a capacidade de cada grupo em defender ou refutar a importância da reprodução assexuada.Etapa 4 - Conclusão
Resuma as principais ideias discutidas no debate e destacar os mecanismos adaptativos e evolutivos envolvidos na reprodução assexuada.Etapa 5 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática. Apresente o ciclo de vida de plantas e animais e peça que os alunos identifiquem o tipo de reprodução envolvido, sexuada ou assexuada.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir a importância da reprodução assexuada em diferentes contextos como abundância e escassez de indivíduos, recursos e hábitos de vida.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula destacando a importância da reprodução assexuada na evolução das espécies.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora e do grupo opositor/defensor.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades práticas e discussões em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema da reprodução assexuada e explicar os diferentes tipos de reprodução.
- Organizar os grupos e orientar a pesquisa.
- Moderar o debate e a discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e estimular a participação dos alunos.
- Encerrar a aula e destacar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa e preparar argumentos convincentes.
- Identificar os diferentes tipos de reprodução assexuada em exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões divergentes.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema da reprodução assexuada.