Aula sobre Reproducao Assexuada

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A reprodução assexuada é um processo em que um único indivíduo é capaz de gerar novos indivíduos sem a necessidade de um parceiro. Esse tipo de reprodução é muito comum em plantas e alguns animais. Por exemplo, a reprodução assexuada pode ser encontrada em plantas como o morangueiro, que produz estolhos, e em animais como a estrela-do-mar, que é capaz de regenerar seus braços perdidos. Nesta aula, os alunos irão explorar os diferentes tipos de reprodução assexuada, comparando-os com a reprodução sexuada e analisando os mecanismos adaptativos e evolutivos envolvidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da reprodução assexuada e explique os diferentes tipos de reprodução assexuada. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    O grupo defensor deverá pesquisar sobre reprodução assexuada e preparar argumentos para defender e refutar a importância da reprodução sexuada, enquanto o outro opositor fará o oposto. A banca julgadora deverá pesquisar sobre ambas para desenvolver poder crítico.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate será realizado com a participação dos grupos defensor e opositor. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e a capacidade de cada grupo em defender ou refutar a importância da reprodução assexuada.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Resuma as principais ideias discutidas no debate e destacar os mecanismos adaptativos e evolutivos envolvidos na reprodução assexuada.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido em uma atividade prática. Apresente o ciclo de vida de plantas e animais e peça que os alunos identifiquem o tipo de reprodução envolvido, sexuada ou assexuada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir a importância da reprodução assexuada em diferentes contextos como abundância e escassez de indivíduos, recursos e hábitos de vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula destacando a importância da reprodução assexuada na evolução das espécies.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora e do grupo opositor/defensor.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades práticas e discussões em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da reprodução assexuada e explicar os diferentes tipos de reprodução.
  • Organizar os grupos e orientar a pesquisa.
  • Moderar o debate e a discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e estimular a participação dos alunos.
  • Encerrar a aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa e preparar argumentos convincentes.
  • Identificar os diferentes tipos de reprodução assexuada em exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões divergentes.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema da reprodução assexuada.