Aula sobre Reproducao Assexuada

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A reprodução assexuada é um processo de reprodução que ocorre sem a necessidade de um parceiro sexual. Esse tipo de reprodução pode ser encontrado em diversas espécies de plantas e animais, como bactérias, algas, fungos, estrelas-do-mar e alguns insetos. Nesta aula, vamos explorar como esse processo ocorre, suas vantagens e desvantagens, e como ele se relaciona com a evolução das espécies.

  1. Etapa 1 -

    Antes da aula, disponibilize um material de apoio para os alunos, como um vídeo explicativo ou um texto informativo, sobre a reprodução assexuada. Os alunos devem assistir ou ler esse material e anotar dúvidas e pontos que gostariam de aprofundar.

    Um exemplo interessante é partenogênese no dragão-de-comodo junto a um vídeo mostrando que eles também reproduzem sexuadamente.


  2. Etapa 2 -

    Na aula, inicie com uma revisão rápida do que foi abordado no material de apoio. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um tipo de reprodução assexuada para pesquisar e apresentar ao restante da turma. Os tipos de reprodução assexuada podem incluir bipartição, gemulação, fragmentação, esporulação, entre outros.

  3. Etapa 3 -

    Os grupos devem pesquisar sobre o tipo de reprodução escolhido e criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem apresentar seus mapas ao restante da turma.

    Exemplos: vantagens e desvantagens da reprodução assexuada, reprodução assexuada em plantas, reprodução assexuada em animais, reprodução assexuada em unicelulares, dificuldade/facilidade de evolução na reprodução assexuada.


  4. Etapa 4 -

    Após as apresentações, estimule uma discussão em grupo sobre as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada e como ela se relaciona com a evolução das espécies.

  5. Etapa 5 -

    Proponha uma atividade prática para os alunos, na qual eles devem criar uma planta utilizando a técnica de propagação assexuada por estacas.

  6. Etapa 6 -

    Os alunos devem apresentar suas plantas e explicar o processo utilizado para a propagação assexuada.

  7. Etapa 7 -

    Por fim, faça uma reflexão sobre a aula e como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos pelos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e estimular a criatividade na criação de plantas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Criatividade na criação da planta utilizando a técnica de propagação assexuada.
  • Clareza e objetividade na apresentação da planta e do processo utilizado.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de apoio para os alunos antes da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de apoio antes da aula.
  • Pesquisar sobre o tipo de reprodução assexuada escolhido e criar um mapa conceitual.
  • Trabalhar em equipe na criação da planta utilizando a técnica de propagação assexuada.