Aula sobre Reproducao Assexuada
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A reprodução assexuada é um processo de reprodução que ocorre sem a necessidade de um parceiro sexual. Esse tipo de reprodução pode ser encontrado em diversas espécies de plantas e animais, como bactérias, algas, fungos, estrelas-do-mar e alguns insetos. Nesta aula, vamos explorar como esse processo ocorre, suas vantagens e desvantagens, e como ele se relaciona com a evolução das espécies.
Etapa 1 -
Antes da aula, disponibilize um material de apoio para os alunos, como um vídeo explicativo ou um texto informativo, sobre a reprodução assexuada. Os alunos devem assistir ou ler esse material e anotar dúvidas e pontos que gostariam de aprofundar.Um exemplo interessante é partenogênese no dragão-de-comodo junto a um vídeo mostrando que eles também reproduzem sexuadamente.
Etapa 2 -
Na aula, inicie com uma revisão rápida do que foi abordado no material de apoio. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um tipo de reprodução assexuada para pesquisar e apresentar ao restante da turma. Os tipos de reprodução assexuada podem incluir bipartição, gemulação, fragmentação, esporulação, entre outros.Etapa 3 -
Os grupos devem pesquisar sobre o tipo de reprodução escolhido e criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem apresentar seus mapas ao restante da turma.Exemplos: vantagens e desvantagens da reprodução assexuada, reprodução assexuada em plantas, reprodução assexuada em animais, reprodução assexuada em unicelulares, dificuldade/facilidade de evolução na reprodução assexuada.
Etapa 4 -
Após as apresentações, estimule uma discussão em grupo sobre as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada e como ela se relaciona com a evolução das espécies.Etapa 5 -
Proponha uma atividade prática para os alunos, na qual eles devem criar uma planta utilizando a técnica de propagação assexuada por estacas.Etapa 6 -
Os alunos devem apresentar suas plantas e explicar o processo utilizado para a propagação assexuada.Etapa 7 -
Por fim, faça uma reflexão sobre a aula e como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida contribuiu para o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos pelos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e estimular a criatividade na criação de plantas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Criatividade na criação da planta utilizando a técnica de propagação assexuada.
- Clareza e objetividade na apresentação da planta e do processo utilizado.
Ações do professor
- Disponibilizar material de apoio para os alunos antes da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de apoio antes da aula.
- Pesquisar sobre o tipo de reprodução assexuada escolhido e criar um mapa conceitual.
- Trabalhar em equipe na criação da planta utilizando a técnica de propagação assexuada.