Aula sobre Reproducao Sexuada

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A reprodução sexuada é um processo fundamental para a manutenção da vida. É importante destacar que a reprodução sexuada é encontrada em diferentes espécies de plantas e animais, sendo um processo fundamental para a manutenção da diversidade genética e evolução das espécies. Nesta aula, os alunos irão comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da reprodução sexuada e apresente a atividade proposta. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem pesquisar em grupo as informações necessárias para construir um mapa conceitual sobre reprodução sexuada. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa como livros, artigos e vídeos, bem como os alunos podem realizarpesquisas na internet.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos devem construir o mapa conceitual,para desenvolver o tema e seus tópicos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo deve socializar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as informações foram organizadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a socialização dos mapas conceituais, a turma deve discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas e como a reprodução sexuada pode variar entre animais e plantas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula destacando os principais pontos abordados na discussão e reforçando o objetivo da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual construído.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e o objetivo da aula.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo as informações necessárias para a construção do mapa conceitual.
  • Construir o mapa conceitual
  • Participar ativamente na discussão em grupo.