Aula sobre Reproducao Sexuada
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A reprodução sexuada é um processo fundamental para a manutenção da vida. É importante destacar que a reprodução sexuada é encontrada em diferentes espécies de plantas e animais, sendo um processo fundamental para a manutenção da diversidade genética e evolução das espécies. Nesta aula, os alunos irão comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da reprodução sexuada e apresente a atividade proposta. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem pesquisar em grupo as informações necessárias para construir um mapa conceitual sobre reprodução sexuada. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa como livros, artigos e vídeos, bem como os alunos podem realizarpesquisas na internet.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Com base nas informações pesquisadas, os alunos devem construir o mapa conceitual,para desenvolver o tema e seus tópicos.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Cada grupo deve socializar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as informações foram organizadas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a socialização dos mapas conceituais, a turma deve discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas e como a reprodução sexuada pode variar entre animais e plantas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula destacando os principais pontos abordados na discussão e reforçando o objetivo da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
- Estimular a pesquisa em grupo e a construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual construído.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e o objetivo da aula.
- Disponibilizar materiais de pesquisa.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
Ações do aluno
- Pesquisar em grupo as informações necessárias para a construção do mapa conceitual.
- Construir o mapa conceitual
- Participar ativamente na discussão em grupo.