Aula sobre Reproducao Sexuada

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A reprodução sexuada é um processo fundamental para a continuidade da vida em nosso planeta. Através desse processo, novos indivíduos são gerados a partir da fusão de gametas. Na natureza, as espécies possuem diversos mecanismos reprodutivos adaptados a diferentes necessidades e ambientes.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o tema da reprodução sexuada. Pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto e quais são as suas dúvidas. Em seguida, explique os conceitos básicos sobre reprodução sexuada em plantas e animais e apresente alguns exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e peça para que cada grupo crie um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Explique que eles devem criar um modelo que possa ser aplicado a diferentes desafios relacionados à reprodução sexuada.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve criar um projeto que explore um aspecto específico da reprodução sexuada. Eles podem escolher entre as seguintes opções:

    \- Comparar os processos reprodutivos em plantas e animais

    \- Analisar os mecanismos adaptativos e evolutivos relacionados à reprodução sexuada

    \- Investigar as diferenças entre a reprodução sexuada e assexuada em diferentes espécies


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem realizar a pesquisa sobre o tema escolhido. Peça para realizarem anotações e esquematizem uma apresentação para a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar o seu projeto para a turma e discutir as suas conclusões. Em seguida, a turma deve fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint ajudou no processo de aprendizagem. Estimule a participação dos alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo sobre os principais tópicos abordados pelos grupos e destaque pontos-chave para o entendimento do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de aplicar o modelo de design sprint para resolver problemas relacionados à reprodução sexuada.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos projetos.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação dos templates e projetos.
  • Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint contribuiu para o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar e trabalhar em equipe na criação dos templates e projetos.
  • Apresentar os projetos de forma clara e objetiva.