Aula sobre Reproducao Sexuada
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A reprodução sexuada é um processo fundamental para a perpetuação das espécies e diversidade biológica. Esse processo ocorre em plantas e animais e está relacionado aos mecanismos adaptativos e evolutivos. Nesta aula, os alunos são desafiados a criar um jogo que registre diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Inicie a aula apresentando o tema, explicando a importância da reprodução sexuada para a perpetuação das espécies e como ela está relacionada aos mecanismos adaptativos e evolutivos.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos, em que os alunos devem discutir sobre os diferentes processos reprodutivos em plantas e animais, identificando as semelhanças e diferenças entre eles.Etapa 3 - Criando o jogo
Cada grupo deve criar um jogo, contendo o nome, objetivo do jogo, e instruções. Oriente os alunos a preencherem um Mapa de Registo do jogo. Os grupos podem produzir um jogo de tabuleiro com esquema de recompensas, por exemplo. Ou se basear em jogo de _cards_, contendo perguntas e respostas relacionados aos mecanismos de reprodução em diversas espécies.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os grupos apresentam seus jogos para a turma, explicando o objetivo e como registraram os diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos para registrar os processos reprodutivos em seus jogos.Etapa 6 - Feedback
Realize um feedback aos alunos sobre a atividade, destacando os pontos positivos apresentados. Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo, na criação do jogo e na apresentação do jogo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita dos alunos na apresentação do jogo.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo.
- Criatividade do jogo.
- Qualidade da apresentação oral do jogo.
- Coerência entre os diferentes elementos do jogo
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade.
- Dar feedback aos alunos sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Preencher o mapa de registro do jogo.
- Criar o jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão final sobre os diferentes jogos criados pelos grupos.