Aula sobre Reproducao Sexuada

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A reprodução sexuada é um processo fundamental para a continuidade da vida na Terra. É através dela que ocorre a combinação de material genético através de gametas. Esse processo é encontrado em diversos seres vivos, desde plantas até animais, incluindo os seres humanos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema que será estudado para os aluno e explique a metodologia de rotação por estações. Em seguida, divida os alunos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:

    Estação 1 - Reprodução sexuada em plantas

    Os alunos irão aprender sobre a reprodução sexuada em plantas, identificando as estruturas reprodutivas e como ocorre a fecundação. Eles também devem comparar os diferentes tipos de reprodução em plantas (assexuada e sexuada) e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma. Se possível, leve plantas ou figuras para identificarem as estruturas.

    Estação 2 - Reprodução sexuada em animais

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de reprodução em animais, incluindo a fecundação interna e externa. Eles vão comparar os diferentes tipos de reprodução e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma.

    Estação 3 - Mecanismos adaptativos e evolutivos

    Nesta estação, os alunos devem discutir como os diferentes tipos de reprodução em plantas e animais estão relacionados aos mecanismos adaptativos e evolutivos. É importante identificarem como a reprodução sexuada pode levar a uma maior diversidade genética e como isso pode ser vantajoso para a sobrevivência de uma espécie.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os grupos devem socializar o que foi discutido em cada estação. Conduza a discussão e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Reúna a turma e realize uma conclusão sobre o tema abordado, enfatizando a importância da reprodução sexuada para a continuidade da vida na Terra.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie os grupos conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
  • Identificação dos mecanismos adaptativos e evolutivos relacionados à reprodução sexuada.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia de Rotação por estações.
  • Monitorar as atividades dos alunos em cada estação.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer uma discussão geral sobre o tema ao final da atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Identificar as estruturas reprodutivas em plantas e animais.
  • Comparar e discutir as vantagens e desvantagens de cada tipo de reprodução.
  • Identificar os mecanismos adaptativos e evolutivos relacionados à reprodução sexuada.