Aula sobre Reproducao Sexuada
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema que será estudado para os aluno e explique a metodologia de rotação por estações. Em seguida, divida os alunos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:Estação 1 - Reprodução sexuada em plantas
Os alunos irão aprender sobre a reprodução sexuada em plantas, identificando as estruturas reprodutivas e como ocorre a fecundação. Eles também devem comparar os diferentes tipos de reprodução em plantas (assexuada e sexuada) e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma. Se possível, leve plantas ou figuras para identificarem as estruturas.
Estação 2 - Reprodução sexuada em animais
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de reprodução em animais, incluindo a fecundação interna e externa. Eles vão comparar os diferentes tipos de reprodução e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma.
Estação 3 - Mecanismos adaptativos e evolutivos
Nesta estação, os alunos devem discutir como os diferentes tipos de reprodução em plantas e animais estão relacionados aos mecanismos adaptativos e evolutivos. É importante identificarem como a reprodução sexuada pode levar a uma maior diversidade genética e como isso pode ser vantajoso para a sobrevivência de uma espécie.
Etapa 3 - Socialização
Os grupos devem socializar o que foi discutido em cada estação. Conduza a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 4 - Conclusão
Reúna a turma e realize uma conclusão sobre o tema abordado, enfatizando a importância da reprodução sexuada para a continuidade da vida na Terra.Etapa 5 - Avaliação
Avalie os grupos conforme os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
- Identificação dos mecanismos adaptativos e evolutivos relacionados à reprodução sexuada.
- Capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia de Rotação por estações.
- Monitorar as atividades dos alunos em cada estação.
- Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
- Fazer uma discussão geral sobre o tema ao final da atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Identificar as estruturas reprodutivas em plantas e animais.
- Comparar e discutir as vantagens e desvantagens de cada tipo de reprodução.
- Identificar os mecanismos adaptativos e evolutivos relacionados à reprodução sexuada.