Aula sobre Reproducao Sexuada
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A reprodução sexuada é um processo fundamental para a manutenção e evolução das espécies. Em plantas e animais, esse processo pode ocorrer de diferentes formas, com mecanismos adaptativos e evolutivos específicos. É importante que os alunos compreendam o funcionamento destes mecanismos e como influenciam a diversidade de vida no planeta..
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, contextualizando-o e mostrando exemplos práticos de reprodução sexuada em plantas e animais. Você pode utilizar exemplos que desperte a curiosidade dos alunos, como espécies que realizam fecundação externa. Em seguida, explique a atividade proposta.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes processos reprodutivos em plantas e animais, com foco nos mecanismos adaptativos e evolutivos. Oriente os alunos durante esta etapa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir o que pesquisaram sobre os processos reprodutivos em plantas e animais, com foco nos mecanismos adaptativos e evolutivos. Estimule a participação dos alunos na discussãoEtapa 4 - Produção do template
Os alunos devem produzir o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Você também pode entregar já impresso, de acordo com modelo disponível no material de apoio.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos irão avaliar a atividade utilizando seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, Preenchendo os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Utilize as avaliações como feedback para aprimorar suas práticas futuras.Etapa 6 - Sistematização
Faça uma síntese da aula, reforçando os principais pontos e conceitos discutidos durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo para a construção do conhecimento.
- Fomentar a reflexão e a crítica dos alunos sobre o tema estudado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade
- Coerência e clareza na apresentação do template.
- Reflexão e crítica sobre o tema estudado.
- Uso adequado da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a discussão em grupo e a atividade prática.
- Fornecer feedbacks aos alunos durante as diferentes etapas da aula.
- Sistematizar os principais pontos e conceitos discutidos na aula.
- Utilizar as avaliações dos alunos como feedback para aprimorar suas aulas futuras.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com base nas pesquisas realizadas.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da atividade prática.
- Refletir e criticar o tema estudado.
- Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.