Aula sobre Reproducao Sexuada

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A reprodução sexuada é um processo fundamental para a manutenção e evolução das espécies. Em plantas e animais, esse processo pode ocorrer de diferentes formas, com mecanismos adaptativos e evolutivos específicos. É importante que os alunos compreendam o funcionamento destes mecanismos e como influenciam a diversidade de vida no planeta..

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o e mostrando exemplos práticos de reprodução sexuada em plantas e animais. Você pode utilizar exemplos que desperte a curiosidade dos alunos, como espécies que realizam fecundação externa. Em seguida, explique a atividade proposta.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes processos reprodutivos em plantas e animais, com foco nos mecanismos adaptativos e evolutivos. Oriente os alunos durante esta etapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir o que pesquisaram sobre os processos reprodutivos em plantas e animais, com foco nos mecanismos adaptativos e evolutivos. Estimule a participação dos alunos na discussão

  4. Etapa 4 - Produção do template

    Os alunos devem produzir o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Você também pode entregar já impresso, de acordo com modelo disponível no material de apoio.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar a atividade utilizando seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, Preenchendo os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Utilize as avaliações como feedback para aprimorar suas práticas futuras.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese da aula, reforçando os principais pontos e conceitos discutidos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo para a construção do conhecimento.
  • Fomentar a reflexão e a crítica dos alunos sobre o tema estudado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade
  • Coerência e clareza na apresentação do template.
  • Reflexão e crítica sobre o tema estudado.
  • Uso adequado da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir a discussão em grupo e a atividade prática.
  • Fornecer feedbacks aos alunos durante as diferentes etapas da aula.
  • Sistematizar os principais pontos e conceitos discutidos na aula.
  • Utilizar as avaliações dos alunos como feedback para aprimorar suas aulas futuras.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os diferentes processos reprodutivos em plantas e animais.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com base nas pesquisas realizadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da atividade prática.
  • Refletir e criticar o tema estudado.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.