Resenha crítica

Essa aula de Português é sobre resenha crítica e como ela pode te ajudar na hora de tomar decisões. Vem aprender com a gente!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que a resenha crítica costuma apresentar aos seus leitores?

    A) Spoiler, crítica e ranking.

    B) Resumo, opinião e informações técnicas.

    C) Resumo, opinião e valor do ingresso.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra, seja ela literária, cinematográfica, musical ou qualquer outro tipo de produção cultural. É uma forma de expor uma opinião fundamentada sobre a obra, destacando seus pontos positivos e negativos e apresentando argumentos para sustentar essa opinião. Esse tipo de atividade é importante para o desenvolvimento da habilidade de análise e crítica dos estudantes, além de ser uma forma de estimular a criatividade e a produção textual. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para trabalhar o tema. Os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver a ideia central e seus subtópicos, aprofundando-se no tema e desenvolvendo suas habilidades de análise e crítica.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    A resenha crítica é um gênero textual que permite ao autor expressar sua opinião sobre uma obra, seja ela literária, cinematográfica ou musical, por exemplo. É uma forma de análise e crítica que requer argumentação e embasamento para justificar a opinião emitida. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam criar um template de avaliação por pares, a fim de desenvolver a habilidade de análise crítica e de comunicação.

    Para contextualizar o tema, você pode levar exemplos de resenhas críticas publicadas em jornais, revistas ou sites, incentivando os alunos a analisarem as diferentes formas de abordagem e argumentação. Também pode ser interessante sugerir que os alunos pesquisem resenhas críticas sobre obras que eles já tenham lido ou assistido para poderem comparar as opiniões de diferentes autores.

    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra artística, literária, científica, entre outras. É uma forma de expressar opiniões fundamentadas sobre um determinado assunto. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica e fundamentada frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos. Exemplos de resenhas críticas podem ser encontrados em jornais, revistas e sites literários.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra literária, cinematográfica, musical, entre outras. Ela é uma ferramenta importante para a formação crítica dos alunos, pois desenvolve a habilidade de interpretar e avaliar uma obra, além de estimular a argumentação e a reflexão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é que os alunos analisem um texto crítico e se posicionem de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
    Atividade completa
  7. 7. Gamificação:

    A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar obras culturais, como livros, filmes, peças de teatro, exposições, entre outros. É uma forma de expressar opiniões e pontuar aspectos positivos e negativos de uma obra, sempre com fundamentação e argumentação. A metodologia ativa de gamificação será utilizada nesta aula para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro para trabalhar o tema da resenha crítica, desenvolvendo habilidades de análise e argumentação de forma divertida e criativa.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    Nesta atividade, vamos aprender sobre resenha crítica, um gênero textual que é muito utilizado em jornais, revistas e sites para analisar e avaliar obras, produtos e eventos. A resenha crítica tem o objetivo de informar o leitor sobre o que está sendo avaliado e, ao mesmo tempo, apresentar uma opinião crítica e fundamentada sobre o assunto. Para desenvolver essa habilidade, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas. Com ela, os alunos vão criar um template de design sprint com cinco etapas, que vão ajudá-los a desenvolver uma resenha crítica de forma estruturada e eficiente.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: