Aula sobre Resenha Critica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A resenha crítica é um gênero textual que permite ao autor expressar sua opinião sobre uma obra, seja ela literária, cinematográfica ou musical, por exemplo. É uma forma de análise e crítica que requer argumentação e embasamento para justificar a opinião emitida. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam criar um template de avaliação por pares, a fim de desenvolver a habilidade de análise crítica e de comunicação.

Para contextualizar o tema, você pode levar exemplos de resenhas críticas publicadas em jornais, revistas ou sites, incentivando os alunos a analisarem as diferentes formas de abordagem e argumentação. Também pode ser interessante sugerir que os alunos pesquisem resenhas críticas sobre obras que eles já tenham lido ou assistido para poderem comparar as opiniões de diferentes autores.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que é uma resenha crítica, com exemplos práticos e didáticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e deverão escolher um produto cultural (filme, série, livro, evento) para fazer a resenha crítica.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo discutirá sobre a obra escolhida e definirá os critérios que serão utilizados para avaliar a resenha crítica, conforme o template que será criado.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Com base nos critérios definidos, os alunos criarão um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar a resenha crítica dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Produção da resenha crítica

    Estabeleça um tempo para que os alunos produzam a resenha crítica sobre a obra escolhida.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo avaliará a resenha crítica dos outros grupos, utilizando o template criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão novamente para discutir as avaliações recebidas e fazer ajustes na resenha crítica, se necessário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos e obras literárias;
  • Estimular a comunicação e a troca de ideias entre os alunos;
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares e a capacidade de receber e utilizar feedbacks.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e distribuição de tarefas;
  • Construção dos argumentos e embasamento da opinião;
  • Apresentação e comunicação da resenha crítica;
  • Desempenho geral do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Contribuir na elaboração do template de avaliação por pares;
  • Produzir a resenha crítica com argumentação e embasamento;
  • Avaliar as resenhas críticas dos outros grupos e utilizar o feedback recebido para fazer ajustes na própria resenha.