Aula sobre Resenha Critica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos aprender sobre resenha crítica, um gênero textual que é muito utilizado em jornais, revistas e sites para analisar e avaliar obras, produtos e eventos. A resenha crítica tem o objetivo de informar o leitor sobre o que está sendo avaliado e, ao mesmo tempo, apresentar uma opinião crítica e fundamentada sobre o assunto. Para desenvolver essa habilidade, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas. Com ela, os alunos vão criar um template de design sprint com cinco etapas, que vão ajudá-los a desenvolver uma resenha crítica de forma estruturada e eficiente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique a importância e os objetivos do gênero textual. Em seguida, apresente exemplos de resenhas críticas em diferentes mídias, como jornais, revistas e sites. Ao longo da atividade, eles definirão um filme, livro ou evento para produzirem uma resenha crítica.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre o assunto e, em grupos, discutirão as informações encontradas. Eles deverão responder às seguintes perguntas:

    _\- O que é uma resenha crítica?_

    _\- Qual é o objetivo desse gênero textual?_

    _\- Quais são as características de uma boa resenha crítica?_

    Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize textos impressos para que os alunos possam utilizar como material de pesquisa.


  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um template de design sprint com cinco etapas para desenvolver uma resenha crítica. Eles deverão escolher um livro, filme ou evento para avaliar e, com base nas informações pesquisadas na etapa anterior, definir as etapas do template. As etapas são as seguintes: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão escolher um filme, livro ou evento para produzirem uma resenha crítica. Cada grupo irá apresentar seu template de design sprint e discutir com a turma as escolhas feitas. Faça a mediação da discussão e ajude-os a aprimorar os templates.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo irá desenvolver uma resenha crítica utilizando o template criado na etapa anterior. Forneça feedbacks e orientações para ajudar na produção das resenhas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas resenhas críticas para a turma e discutir os resultados obtidos. Faça a mediação da discussão e ajude a identificar pontos positivos e áreas de melhoria.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e o aprendizado obtido com a metodologia design sprint.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos de opinião;
  • Desenvolver a habilidade de produção de resenhas críticas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Estimular o pensamento estruturado e sistêmico;
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao gênero textual (resenha crítica;
  • Coerência e coesão textual;
  • Argumentação clara e fundamentada;
  • Criatividade e originalidade;
  • Colaboração e participação em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos;
  • Mediar as discussões em grupo;
  • Fornecer feedbacks e orientações.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e o aprendizado obtido.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o assunto;
  • Discutir em grupo as informações encontradas;
  • Criar um template de design sprint;
  • Desenvolver uma resenha crítica utilizando o template criado;
  • Apresentar a resenha crítica para a turma;