Aula sobre Resenha Critica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar obras culturais, como livros, filmes, peças de teatro, exposições, entre outros. É uma forma de expressar opiniões e pontuar aspectos positivos e negativos de uma obra, sempre com fundamentação e argumentação. A metodologia ativa de gamificação será utilizada nesta aula para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro para trabalhar o tema da resenha crítica, desenvolvendo habilidades de análise e argumentação de forma divertida e criativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o que é uma resenha crítica e qual sua importância. Em seguida, irá apresentar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema para trabalhar na criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema atribuído ao seu grupo. Eles deverão buscar informações sobre como analisar e avaliar a obra cultural em questão, além de exemplos de resenhas críticas já escritas. Caso não haja a possibilidade de pesquisa on-line, disponibilize textos impressos para que os alunos possam utilizar como base para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Leitura

    Entregue uma resenha de filme para cada grupo. Os alunos deverão ler e compreender os argumentos utilizados para indicar ou não o filme para o público.

  4. Etapa 4 - Planejamento do jogo

    Os alunos, em seus grupos, irão planejar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cartas de perguntas e ações. As cartas de perguntas devem conter perguntas relacionadas à resenha que eles receberam, enquanto as cartas de ações devem conter desafios que os jogadores devem cumprir para avançar no jogo.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar o seu jogo de tabuleiro, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros. Auxilie os alunos durante a criação do jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos. Os jogadores deverão avaliar a jogabilidade, a coerência com o tema, a diversão e a aprendizagem que o jogo proporciona.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos, em seus grupos, irão discutir o que aprenderam durante a criação e teste do jogo. Estimule a reflexão sobre a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula ressaltando a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada, bem como a importância de tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e envolvente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e argumentação;
  • Estimular a criatividade e a ludicidade no processo de aprendizagem;
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar o trabalho dos colegas;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada.

Critérios de avaliação

  • Coerência com o tema atribuído ao grupo;
  • Jogabilidade do jogo criado;
  • Coerência entre as perguntas do card e o tema atribuído ao grupo;
  • Coerência entre as ações do card e o tema atribuído ao grupo;
  • Participação e engajamento dos alunos durante a criação e teste do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o que é uma resenha crítica e qual sua importância;
  • Explicar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula;
  • Auxiliar os alunos durante a criação do jogo;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada;
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema atribuído ao grupo;
  • Planejar e criar o jogo de tabuleiro;
  • Testar os jogos criados pelos outros grupos;
  • Avaliar os jogos criados pelos outros grupos;
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.