Aula sobre Resenha Critica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar obras culturais, como livros, filmes, peças de teatro, exposições, entre outros. É uma forma de expressar opiniões e pontuar aspectos positivos e negativos de uma obra, sempre com fundamentação e argumentação. A metodologia ativa de gamificação será utilizada nesta aula para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e envolvente. Os alunos criarão um jogo de tabuleiro para trabalhar o tema da resenha crítica, desenvolvendo habilidades de análise e argumentação de forma divertida e criativa.
Etapa 1 - Introdução
Explique aos alunos o que é uma resenha crítica e qual sua importância. Em seguida, irá apresentar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema para trabalhar na criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema atribuído ao seu grupo. Eles deverão buscar informações sobre como analisar e avaliar a obra cultural em questão, além de exemplos de resenhas críticas já escritas. Caso não haja a possibilidade de pesquisa on-line, disponibilize textos impressos para que os alunos possam utilizar como base para a pesquisa.Etapa 3 - Leitura
Entregue uma resenha de filme para cada grupo. Os alunos deverão ler e compreender os argumentos utilizados para indicar ou não o filme para o público.Etapa 4 - Planejamento do jogo
Os alunos, em seus grupos, irão planejar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cartas de perguntas e ações. As cartas de perguntas devem conter perguntas relacionadas à resenha que eles receberam, enquanto as cartas de ações devem conter desafios que os jogadores devem cumprir para avançar no jogo.Etapa 5 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar o seu jogo de tabuleiro, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros. Auxilie os alunos durante a criação do jogo.Etapa 6 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos. Os jogadores deverão avaliar a jogabilidade, a coerência com o tema, a diversão e a aprendizagem que o jogo proporciona.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos, em seus grupos, irão discutir o que aprenderam durante a criação e teste do jogo. Estimule a reflexão sobre a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada.Etapa 8 - Conclusão
Conclua a aula ressaltando a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada, bem como a importância de tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e envolvente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e argumentação;
- Estimular a criatividade e a ludicidade no processo de aprendizagem;
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a capacidade de avaliar o trabalho dos colegas;
- Estimular a reflexão sobre a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada.
Critérios de avaliação
- Coerência com o tema atribuído ao grupo;
- Jogabilidade do jogo criado;
- Coerência entre as perguntas do card e o tema atribuído ao grupo;
- Coerência entre as ações do card e o tema atribuído ao grupo;
- Participação e engajamento dos alunos durante a criação e teste do jogo.
Ações do professor
- Explicar o que é uma resenha crítica e qual sua importância;
- Explicar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula;
- Auxiliar os alunos durante a criação do jogo;
- Estimular a reflexão sobre a importância da análise crítica e da argumentação fundamentada;
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema atribuído ao grupo;
- Planejar e criar o jogo de tabuleiro;
- Testar os jogos criados pelos outros grupos;
- Avaliar os jogos criados pelos outros grupos;
- Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.