Aula sobre Resenha Critica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra literária, cinematográfica, musical, entre outras. Ela é uma ferramenta importante para a formação crítica dos alunos, pois desenvolve a habilidade de interpretar e avaliar uma obra, além de estimular a argumentação e a reflexão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é que os alunos analisem um texto crítico e se posicionem de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre o gênero textual resenha crítica e o objetivo da aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4, cada grupo assumirá um papel dentro do júri (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores). Distribua previamente o texto que será analisado pelos alunos.Etapa 2 - Leitura do texto
Cada grupo terá um tempo para fazer a leitura do texto e discutir sobre os pontos principais. Os alunos poderão fazer anotações e destacar trechos importantes.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
O grupo defensor terá um tempo para preparar seus argumentos em defesa do texto analisado, enquanto o grupo opositor terá o mesmo tempo para preparar seus argumentos contrários. O grupo de observadores deverá fazer anotações e observar a argumentação dos demais grupos.Etapa 4 - Debate
O debate será dividido em duas partes: na primeira, o grupo defensor terá um tempo para apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá o mesmo tempo para apresentar seus argumentos contrários. Na segunda parte, os grupos terão um tempo para fazer réplicas e tréplicas.Etapa 5 - Deliberação
A banca julgadora terá um tempo para deliberar sobre o texto analisado e dará seu veredicto.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre a metodologia utilizada e sobre os argumentos apresentados pelos grupos, identificando pontos fortes e fracos.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma conclusão da aula e incentivará os alunos a continuarem a desenvolver a habilidade de análise crítica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos;
- Estimular a argumentação e a reflexão;
- Promover a ética e o respeito durante o debate;
- Desenvolver o trabalho em grupo;
- Estimular a pesquisa e a leitura.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante o debate;
- Qualidade dos argumentos apresentados;
- Respeito às opiniões dos demais grupos;
- Coerência na argumentação;
- Reflexão sobre a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre a metodologia;
- Estimular a participação de todos os grupos;
- Incentivar a reflexão sobre os argumentos apresentados;
- Promover o respeito e a ética durante o debate;
- Fazer a conclusão da aula e o fechamento do tema.
Ações do aluno
- Fazer a leitura e análise crítica do texto;
- Preparar argumentos sólidos e coerentes;
- Participar ativamente do debate;
- Respeitar as opiniões dos demais grupos;
- Refletir sobre a metodologia utilizada e sobre a argumentação apresentada.