Aula sobre Resenha Critica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra literária, cinematográfica, musical, entre outras. Ela é uma ferramenta importante para a formação crítica dos alunos, pois desenvolve a habilidade de interpretar e avaliar uma obra, além de estimular a argumentação e a reflexão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é que os alunos analisem um texto crítico e se posicionem de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o gênero textual resenha crítica e o objetivo da aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4, cada grupo assumirá um papel dentro do júri (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores). Distribua previamente o texto que será analisado pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Leitura do texto

    Cada grupo terá um tempo para fazer a leitura do texto e discutir sobre os pontos principais. Os alunos poderão fazer anotações e destacar trechos importantes.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    O grupo defensor terá um tempo para preparar seus argumentos em defesa do texto analisado, enquanto o grupo opositor terá o mesmo tempo para preparar seus argumentos contrários. O grupo de observadores deverá fazer anotações e observar a argumentação dos demais grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em duas partes: na primeira, o grupo defensor terá um tempo para apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá o mesmo tempo para apresentar seus argumentos contrários. Na segunda parte, os grupos terão um tempo para fazer réplicas e tréplicas.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora terá um tempo para deliberar sobre o texto analisado e dará seu veredicto.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre a metodologia utilizada e sobre os argumentos apresentados pelos grupos, identificando pontos fortes e fracos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma conclusão da aula e incentivará os alunos a continuarem a desenvolver a habilidade de análise crítica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de textos;
  • Estimular a argumentação e a reflexão;
  • Promover a ética e o respeito durante o debate;
  • Desenvolver o trabalho em grupo;
  • Estimular a pesquisa e a leitura.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante o debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Respeito às opiniões dos demais grupos;
  • Coerência na argumentação;
  • Reflexão sobre a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia;
  • Estimular a participação de todos os grupos;
  • Incentivar a reflexão sobre os argumentos apresentados;
  • Promover o respeito e a ética durante o debate;
  • Fazer a conclusão da aula e o fechamento do tema.

Ações do aluno

  • Fazer a leitura e análise crítica do texto;
  • Preparar argumentos sólidos e coerentes;
  • Participar ativamente do debate;
  • Respeitar as opiniões dos demais grupos;
  • Refletir sobre a metodologia utilizada e sobre a argumentação apresentada.