Aula sobre Resenha Critica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra artística, literária, científica, entre outras. É uma forma de expressar opiniões fundamentadas sobre um determinado assunto. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica e fundamentada frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos. Exemplos de resenhas críticas podem ser encontrados em jornais, revistas e sites literários.

  1. Etapa 1 - Revisão conceitual

    Explique o que é uma resenha crítica e suas características, além de apresentar exemplos de resenhas críticas para a turma.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Leitura

    Os alunos desta estação irão ler uma resenha crítica e responder a um questionário com perguntas sobre a obra analisada, o autor, o contexto e a opinião do autor da resenha.

    Estação 2 - Produção textual

    Nesta estação, os alunos irão, se possível, assistir a um vídeo sobre como escrever uma resenha crítica e, em seguida, escrever uma resenha crítica de um livro ou filme que já tenham lido/visto. Disponibilize um modelo de resenha crítica para ajudar os alunos.

    Estação 3 - Produção de roteiro

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma resenha crítica em formato de podcast sobre um livro ou filme que já tenham lido/visto. Disponibilize um roteiro para ajudar os alunos.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar sua atividade para a turma e receberá feedback dos colegas e do professor.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre as atividades realizadas e a importância da habilidade de analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica frente a fatos e opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar textos de opinião;
  • Desenvolver a habilidade de posicionar-se de forma crítica e fundamentada frente a fatos e opiniões;
  • Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de comunicação e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de resenha crítica;
  • Qualidade da resenha crítica escrita;
  • Qualidade da resenha crítica em formato de podcast;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Capacidade de análise e posicionamento crítico frente a textos de opinião.

Ações do professor

  • Selecionar os materiais para as estações;
  • Orientar e acompanhar os grupos durante as atividades;
  • Dar feedbacks e estimular a reflexão sobre as atividades;
  • Conduzir a discussão sobre a importância da habilidade de analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica;
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Realizar as atividades propostas com qualidade e dedicação;
  • Respeitar e colaborar com os colegas;
  • Demonstrar capacidade de análise e posicionamento crítico frente a textos de opinião;
  • Participar da discussão sobre a importância da habilidade de analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica.