Aula sobre Resenha Critica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Revisão conceitual
Explique o que é uma resenha crítica e suas características, além de apresentar exemplos de resenhas críticas para a turma.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - LeituraOs alunos desta estação irão ler uma resenha crítica e responder a um questionário com perguntas sobre a obra analisada, o autor, o contexto e a opinião do autor da resenha.
Estação 2 - Produção textual
Nesta estação, os alunos irão, se possível, assistir a um vídeo sobre como escrever uma resenha crítica e, em seguida, escrever uma resenha crítica de um livro ou filme que já tenham lido/visto. Disponibilize um modelo de resenha crítica para ajudar os alunos.
Estação 3 - Produção de roteiro
Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma resenha crítica em formato de podcast sobre um livro ou filme que já tenham lido/visto. Disponibilize um roteiro para ajudar os alunos.
Etapa 3 - Socialização
Cada grupo irá apresentar sua atividade para a turma e receberá feedback dos colegas e do professor.Etapa 4 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre as atividades realizadas e a importância da habilidade de analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica frente a fatos e opiniões.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar textos de opinião;
- Desenvolver a habilidade de posicionar-se de forma crítica e fundamentada frente a fatos e opiniões;
- Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de comunicação e colaboração.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de resenha crítica;
- Qualidade da resenha crítica escrita;
- Qualidade da resenha crítica em formato de podcast;
- Participação e colaboração em grupo;
- Capacidade de análise e posicionamento crítico frente a textos de opinião.
Ações do professor
- Selecionar os materiais para as estações;
- Orientar e acompanhar os grupos durante as atividades;
- Dar feedbacks e estimular a reflexão sobre as atividades;
- Conduzir a discussão sobre a importância da habilidade de analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica;
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Realizar as atividades propostas com qualidade e dedicação;
- Respeitar e colaborar com os colegas;
- Demonstrar capacidade de análise e posicionamento crítico frente a textos de opinião;
- Participar da discussão sobre a importância da habilidade de analisar textos de opinião e posicionar-se de forma crítica.