Aula sobre Resenha Critica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A resenha crítica é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar uma obra, seja ela literária, cinematográfica, musical ou qualquer outro tipo de produção cultural. É uma forma de expor uma opinião fundamentada sobre a obra, destacando seus pontos positivos e negativos e apresentando argumentos para sustentar essa opinião. Esse tipo de atividade é importante para o desenvolvimento da habilidade de análise e crítica dos estudantes, além de ser uma forma de estimular a criatividade e a produção textual. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para trabalhar o tema. Os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver a ideia central e seus subtópicos, aprofundando-se no tema e desenvolvendo suas habilidades de análise e crítica.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Envie previamente aos alunos um vídeo contendo uma resenha de filme. Solicite aos alunos que avaliem a estrutura da resenha, como argumentação e recomendação da obra.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique aos alunos o que é uma resenha crítica, como deve ser sua estrutura e qual é o objetivo desse tipo de texto. Em seguida, mostre exemplos de resenhas críticas de diferentes obras e oriente os alunos a observar como as resenhas foram construídas e quais são os elementos que compõem esse tipo de texto.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, deverão criar um mapa conceitual sobre uma resenha crítica. O mapa deve ter uma ideia central e, pelo menos, oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para cada uma delas. O objetivo é que os alunos desenvolvam sua habilidade de análise e crítica, explorando diferentes aspectos do tema e aprofundando-se em suas ideias.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como desenvolveu cada sub-ideia. Em seguida, instigue o debate entre as diferentes ideias apresentadas pelos grupos, questionando os alunos e estimulando a reflexão crítica.

  5. Etapa 5 - Produção da resenha crítica

    Cada aluno deverá escolher uma obra cultural para analisar e produzir uma resenha crítica. Oriente os alunos na escolha da obra e na elaboração da resenha, auxiliando-os na construção do texto e na apresentação de argumentos fundamentados.

  6. Etapa 6 - Apresentação das resenhas

    Os alunos deverão apresentar suas resenhas críticas para a turma, explicando suas escolhas e argumentos. Estimule o debate entre os alunos, questionando as diferentes opiniões apresentadas e instigando a reflexão crítica.

  7. Etapa 7 - Revisão e correção das resenhas

    Revise as resenhas produzidas pelos alunos, apontando erros e sugerindo melhorias. Os alunos deverão realizar as adequações e entregar a versão final de suas resenhas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie as resenhas produzidas pelos alunos, considerando a estrutura do texto, a apresentação de argumentos fundamentados e a qualidade da escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e crítica dos alunos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo;
  • Estimular o debate e a reflexão crítica;
  • Desenvolver a habilidade de revisão e correção de textos.

Critérios de avaliação

  • Estrutura do texto;
  • Coesão e coerência;
  • Apresentação de argumentos fundamentados;
  • Qualidade da escrita;
  • Pontualidade na entrega do trabalho.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha da obra para a resenha crítica;
  • Estimular o debate e a reflexão crítica;
  • Auxiliar os alunos na construção do texto;
  • Revisar e corrigir as resenhas produzidas pelos alunos;
  • Avaliar o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual;
  • Produzir a resenha crítica;
  • Apresentar a resenha crítica para a turma;
  • Realizar as correções sugeridas pelo professor;
  • Entregar a versão final da resenha crítica dentro do prazo estabelecido.