Resenha de filme

Você lê resenhas na hora de escolher um filme? Elas ajudam? Vem saber mais sobre este tipo de texto nessa aula de Português.


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual é a diferença entre resenha e resumo?

    A) A resenha é a narração sintetizada e o resumo é a descrição de um filme.

    B) A resenha pode ter a opinião do resenhista e o resumo não.

    C) No resumo pode contar o final do filme e na resenha não.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    A resenha de filme é uma ferramenta muito utilizada na crítica cinematográfica, jornalismo cultural e até mesmo nas redes sociais. É um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma opinião crítica e fundamentada sobre um filme. Além disso, a resenha também pode ser uma forma interessante de incentivar a leitura crítica e a reflexão sobre a produção artística em sala de aula. Nesta atividade, os alunos aprenderão a escrever uma resenha de filme, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes assistidos, reconhecendo os elementos que compõem uma resenha e produzindo textos críticos e reflexivos.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A resenha de filmes é um tipo de texto que tem se tornado cada vez mais comum em nosso cotidiano, principalmente com o crescimento do acesso à internet e das plataformas de streaming. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver sua habilidade crítica em relação a textos deste gênero e a aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para criarem um modelo de júri. Eles serão divididos em grupos e terão que defender ou contestar a qualidade da resenha de um filme escolhido pela turma.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A resenha de filme é um gênero textual que mistura elementos descritivos e opinativos. É um texto que busca apresentar a história e características do filme, ao mesmo tempo em que oferece uma avaliação crítica do mesmo. Este gênero é muito comum em jornais, revistas e sites especializados em cinema, e é importante para orientar o público na escolha de filmes para assistir. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que envolve o tema da resenha de filme. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a esse gênero, selecionando obras cinematográficas e reconhecendo as sequências descritivas e avaliativas.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A resenha é um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma crítica sobre um filme, livro, peça de teatro, exposição, dentre outros. É um texto que apresenta, de forma clara e objetiva, as principais informações sobre a obra avaliada, além de expor a opinião do autor da resenha sobre a produção cultural analisada.

    Nesta atividade, será trabalhada a resenha de filme, visando desenvolver a habilidade dos alunos de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a esse gênero. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada, com a criação de um mapa de empatia, que ajudará os alunos a entenderem as diferentes perspectivas sobre o filme.

    Além disso, será discutida a importância das resenhas na escolha de obras literárias e outras manifestações artísticas, como cinema, teatro, exposições, entre outros.

    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A resenha de filme é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar um filme, seja ele um clássico do cinema ou uma produção contemporânea. Ela é muito utilizada em jornais, revistas, sites e blogs especializados em cinema. Nesta atividade, os estudantes aprenderão a identificar as principais características desse gênero, analisar uma resenha de filme, e produzir uma resenha crítica sobre um filme assistido em sala de aula. A metodologia ativa que será utilizada é a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A resenha de filme é um texto cujo objetivo é apresentar ao leitor uma crítica sobre determinada obra cinematográfica. Através da análise do enredo, atuações, direção e outros aspectos técnicos, o escritor da resenha busca orientar o público sobre a qualidade do filme. Este tipo de texto é muito comum em jornais, revistas e sites especializados em cinema. Nesta atividade, os alunos irão aprender a escrever uma resenha de filme, utilizando a metodologia ativa de rotação por estações. Esta estratégia pedagógica irá permitir que eles trabalhem em grupos, desenvolvendo habilidades específicas e colaborando uns com os outros.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: