Aula sobre Resenha De Filme
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A resenha de filme é uma ferramenta muito utilizada na crítica cinematográfica, jornalismo cultural e até mesmo nas redes sociais. É um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma opinião crítica e fundamentada sobre um filme. Além disso, a resenha também pode ser uma forma interessante de incentivar a leitura crítica e a reflexão sobre a produção artística em sala de aula. Nesta atividade, os alunos aprenderão a escrever uma resenha de filme, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes assistidos, reconhecendo os elementos que compõem uma resenha e produzindo textos críticos e reflexivos.
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade apresentando o conceito de resenha de filme e explicar as características do gênero, como a opinião crítica e fundamentada sobre o filme, a análise dos elementos que compõem a obra, a linguagem utilizada, entre outros. Em seguida, apresente um exemplo de resenha de filme e discuta com os alunos as principais características observadas.Etapa 2 - Esboçar
Nessa etapa, os alunos devem formar grupos de até quatro pessoas e escolher um filme para analisar e escrever uma resenha. Cada grupo deve criar um template de design sprint, com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Para a etapa de esboçar, os alunos devem criar um esboço com as principais informações que serão utilizadas na resenha, como o título do filme, o nome do diretor, a sinopse, a análise dos personagens, trama, fotografia, trilha sonora e outros elementos que julgarem relevantes.Etapa 3 - Decidir
Na etapa de decidir, os grupos devem discutir e escolher qual a melhor forma de organizar as informações coletadas na etapa anterior. Nessa etapa, os alunos devem definir a estrutura da resenha, como introdução, desenvolvimento e conclusão.Etapa 4 - Prototipar
Nessa etapa, os grupos devem produzir o primeiro rascunho da resenha. Oriente os alunos a utilizarem um vocabulário adequado e a organizarem as informações de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Testar
Na última etapa, os alunos devem revisar e aprimorar a resenha, conforme as sugestões dadas por você e pelos colegas de turma. Em seguida, os alunos devem apresentar a resenha para a turma e discutir as principais características observadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes assistidos;
- Reconhecer os elementos que compõem uma resenha de filme;
- Produzir textos críticos e reflexivos;
- Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de colaboração e comunicação;
- Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver a habilidade de produzir textos críticos e reflexivos.
Critérios de avaliação
- Utilização de um vocabulário adequado;
- Organização clara e objetiva das informações;
- Análise crítica e fundamentada do filme;
- Estruturação adequada da resenha;
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de resenha de filme e as características do gênero;
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint;
- Auxiliar os grupos na organização e estruturação da resenha;
- Dar feedbacks e sugestões para aprimorar as resenhas dos alunos;
- Estimular a discussão e a colaboração entre os grupos.
Ações do aluno
- Escolher um filme para analisar e escrever uma resenha;
- Criar o template de design sprint com as cinco etapas;
- Analisar as informações coletadas e decidir a estrutura da resenha;
- Produzir o primeiro rascunho da resenha;
- Revisar e aprimorar a resenha conforme as sugestões do professor e dos colegas.