Aula sobre Resenha De Filme

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A resenha de filme é uma ferramenta muito utilizada na crítica cinematográfica, jornalismo cultural e até mesmo nas redes sociais. É um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma opinião crítica e fundamentada sobre um filme. Além disso, a resenha também pode ser uma forma interessante de incentivar a leitura crítica e a reflexão sobre a produção artística em sala de aula. Nesta atividade, os alunos aprenderão a escrever uma resenha de filme, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes assistidos, reconhecendo os elementos que compõem uma resenha e produzindo textos críticos e reflexivos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade apresentando o conceito de resenha de filme e explicar as características do gênero, como a opinião crítica e fundamentada sobre o filme, a análise dos elementos que compõem a obra, a linguagem utilizada, entre outros. Em seguida, apresente um exemplo de resenha de filme e discuta com os alunos as principais características observadas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nessa etapa, os alunos devem formar grupos de até quatro pessoas e escolher um filme para analisar e escrever uma resenha. Cada grupo deve criar um template de design sprint, com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Para a etapa de esboçar, os alunos devem criar um esboço com as principais informações que serão utilizadas na resenha, como o título do filme, o nome do diretor, a sinopse, a análise dos personagens, trama, fotografia, trilha sonora e outros elementos que julgarem relevantes.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Na etapa de decidir, os grupos devem discutir e escolher qual a melhor forma de organizar as informações coletadas na etapa anterior. Nessa etapa, os alunos devem definir a estrutura da resenha, como introdução, desenvolvimento e conclusão.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Nessa etapa, os grupos devem produzir o primeiro rascunho da resenha. Oriente os alunos a utilizarem um vocabulário adequado e a organizarem as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Testar

    Na última etapa, os alunos devem revisar e aprimorar a resenha, conforme as sugestões dadas por você e pelos colegas de turma. Em seguida, os alunos devem apresentar a resenha para a turma e discutir as principais características observadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes assistidos;
  • Reconhecer os elementos que compõem uma resenha de filme;
  • Produzir textos críticos e reflexivos;
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de colaboração e comunicação;
  • Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver a habilidade de produzir textos críticos e reflexivos.

Critérios de avaliação

  • Utilização de um vocabulário adequado;
  • Organização clara e objetiva das informações;
  • Análise crítica e fundamentada do filme;
  • Estruturação adequada da resenha;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de resenha de filme e as características do gênero;
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint;
  • Auxiliar os grupos na organização e estruturação da resenha;
  • Dar feedbacks e sugestões para aprimorar as resenhas dos alunos;
  • Estimular a discussão e a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Escolher um filme para analisar e escrever uma resenha;
  • Criar o template de design sprint com as cinco etapas;
  • Analisar as informações coletadas e decidir a estrutura da resenha;
  • Produzir o primeiro rascunho da resenha;
  • Revisar e aprimorar a resenha conforme as sugestões do professor e dos colegas.