Aula sobre Resenha De Filme

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A resenha é um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma crítica sobre um filme, livro, peça de teatro, exposição, dentre outros. É um texto que apresenta, de forma clara e objetiva, as principais informações sobre a obra avaliada, além de expor a opinião do autor da resenha sobre a produção cultural analisada.

Nesta atividade, será trabalhada a resenha de filme, visando desenvolver a habilidade dos alunos de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a esse gênero. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada, com a criação de um mapa de empatia, que ajudará os alunos a entenderem as diferentes perspectivas sobre o filme.

Além disso, será discutida a importância das resenhas na escolha de obras literárias e outras manifestações artísticas, como cinema, teatro, exposições, entre outros.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é uma resenha de filme e sua importância na escolha de produções culturais. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo deve escolher um filme para analisar e, em seguida, criar um mapa de empatia sobre o personagem principal do filme. O mapa deve conter campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar o que cada campo representa. Conduza uma discussão sobre as diferentes perspectivas apresentadas em cada mapa e como elas influenciam a opinião sobre o filme.

  4. Etapa 4 - Análise da resenha de um crítico

    Apresente uma resenha de um crítico sobre o filme escolhido pela turma. Em seguida, conduza uma discussão sobre a estrutura e as características da resenha.

  5. Etapa 5 - Produção de uma resenha em grupo

    Cada grupo deve produzir uma resenha sobre o filme escolhido, utilizando as informações do mapa de empatia e as características apresentadas na resenha do crítico. Oriente os alunos durante a produção da resenha.

  6. Etapa 6 - Apresentação das resenhas

    Cada grupo deve apresentar a sua resenha para a turma e explicar as principais informações sobre o filme e a opinião do grupo sobre a produção.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância das resenhas na escolha de produções culturais e como a análise crítica desses textos pode ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de posicionar-se criticamente em relação a diferentes gêneros textuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como a resenha de filme;
  • Estimular a produção textual dos alunos, a partir da análise crítica de um filme;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos;
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos, a partir da análise de produções cinematográficas;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar os gêneros textuais como fonte de informação e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Adequação à estrutura e características da resenha;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Utilização das informações do mapa de empatia na produção da resenha;
  • Análise crítica do filme, apresentando pontos positivos e negativos da produção;
  • Participação em grupo durante a produção do mapa de empatia e da resenha.

Ações do professor

  • Explicar a importância da resenha de filme na escolha de produções culturais;
  • Orientar os alunos durante a produção do mapa de empatia e da resenha;
  • Conduzir as discussões em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas no mapa de empatia;
  • Apresentar uma resenha de um crítico para servir como modelo para a produção dos alunos;
  • Conduzir a reflexão sobre a importância das resenhas na análise crítica de produções culturais.

Ações do aluno

  • Escolher um filme para análise;
  • Criar um mapa de empatia sobre o filme escolhido;
  • Produzir uma resenha em grupo, utilizando as informações do mapa de empatia e as características da resenha apresentada pelo professor;
  • Apresentar a resenha para a turma;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da reflexão final.