Aula sobre Resenha De Filme

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A resenha de filme é um gênero textual que mistura elementos descritivos e opinativos. É um texto que busca apresentar a história e características do filme, ao mesmo tempo em que oferece uma avaliação crítica do mesmo. Este gênero é muito comum em jornais, revistas e sites especializados em cinema, e é importante para orientar o público na escolha de filmes para assistir. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que envolve o tema da resenha de filme. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a esse gênero, selecionando obras cinematográficas e reconhecendo as sequências descritivas e avaliativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é uma resenha de filme e como ela é utilizada. Você pode apresentar exemplos de resenhas de filmes famosos e discutir com os alunos sobre as características do gênero.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo escolhe um filme para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro que envolva o tema da resenha sobre o filme escolhido. O jogo deve ter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, além de um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Após a criação do jogo, cada grupo deve testá-lo com os colegas. Você pode observar e fazer sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando as regras e a temática escolhida.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre as resenhas de filmes

    Promova uma discussão sobre as resenhas de filmes, utilizando as avaliações dos alunos sobre os filmes escolhidos para a criação dos jogos.

  7. Etapa 7 - Reforço da habilidade

    Reforce a habilidade de posicionar-se criticamente em relação às resenhas de filmes, relacionando-a com a seleção de obras cinematográficas e outras manifestações artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa, sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc;
  • Seleção de obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.) com base em uma avaliação crítica;
  • Diferenciação das sequências descritivas e avaliativas presentes nas resenhas de filmes.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Clareza das regras e temática escolhida;
  • Habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes escolhidos;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Interação com os demais colegas durante a apresentação dos jogos.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos jogos;
  • Observar e fazer sugestões de melhoria nos jogos;
  • Promover a discussão e reforçar a habilidade trabalhada.

Ações do aluno

  • Escolher um filme para trabalhar em grupo;
  • Criar um jogo de tabuleiro que envolva o tema da resenha de filme;
  • Testar e ajustar o jogo conforme as sugestões do professor;
  • Apresentar o jogo para a turma;
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da avaliação dos filmes escolhidos.