Aula sobre Resenha De Filme
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A resenha de filme é um gênero textual que mistura elementos descritivos e opinativos. É um texto que busca apresentar a história e características do filme, ao mesmo tempo em que oferece uma avaliação crítica do mesmo. Este gênero é muito comum em jornais, revistas e sites especializados em cinema, e é importante para orientar o público na escolha de filmes para assistir. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que envolve o tema da resenha de filme. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a esse gênero, selecionando obras cinematográficas e reconhecendo as sequências descritivas e avaliativas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula explicando o que é uma resenha de filme e como ela é utilizada. Você pode apresentar exemplos de resenhas de filmes famosos e discutir com os alunos sobre as características do gênero.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo escolhe um filme para trabalhar.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro que envolva o tema da resenha sobre o filme escolhido. O jogo deve ter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, além de um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Teste do jogo
Após a criação do jogo, cada grupo deve testá-lo com os colegas. Você pode observar e fazer sugestões de melhoria.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando as regras e a temática escolhida.Etapa 6 - Discussão sobre as resenhas de filmes
Promova uma discussão sobre as resenhas de filmes, utilizando as avaliações dos alunos sobre os filmes escolhidos para a criação dos jogos.Etapa 7 - Reforço da habilidade
Reforce a habilidade de posicionar-se criticamente em relação às resenhas de filmes, relacionando-a com a seleção de obras cinematográficas e outras manifestações artísticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa, sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc;
- Seleção de obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.) com base em uma avaliação crítica;
- Diferenciação das sequências descritivas e avaliativas presentes nas resenhas de filmes.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
- Clareza das regras e temática escolhida;
- Habilidade de posicionar-se criticamente em relação aos filmes escolhidos;
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Interação com os demais colegas durante a apresentação dos jogos.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva;
- Dividir os alunos em grupos;
- Orientar e auxiliar os alunos na criação dos jogos;
- Observar e fazer sugestões de melhoria nos jogos;
- Promover a discussão e reforçar a habilidade trabalhada.
Ações do aluno
- Escolher um filme para trabalhar em grupo;
- Criar um jogo de tabuleiro que envolva o tema da resenha de filme;
- Testar e ajustar o jogo conforme as sugestões do professor;
- Apresentar o jogo para a turma;
- Participar ativamente da discussão em grupo e da avaliação dos filmes escolhidos.