Aula sobre Resenha De Filme

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A resenha de filmes é um tipo de texto que tem se tornado cada vez mais comum em nosso cotidiano, principalmente com o crescimento do acesso à internet e das plataformas de streaming. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver sua habilidade crítica em relação a textos deste gênero e a aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para criarem um modelo de júri. Eles serão divididos em grupos e terão que defender ou contestar a qualidade da resenha de um filme escolhido pela turma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, apresente um exemplo de resenha de um filme e discuta com a turma os elementos que compõem esse tipo de texto.

  2. Etapa 2 - Escolha do filme

    A turma irá escolher um filme para ser analisado na aula. Incentive a participação de todos e garanta que a escolha seja feita de forma democrática.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos e escolha dos papéis

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e ajude na escolha dos papéis.

  4. Etapa 4 - Preparação do debate

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para prepararem seus argumentos e contra-argumentos sobre a qualidade da resenha do filme escolhido. A banca julgadora terá 10 minutos para preparar suas perguntas. O grupo de observadores deverá anotar os pontos mais relevantes do debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentarem seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará suas perguntas e os grupos terão mais 5 minutos para responderem. Por fim, a banca julgadora terá 10 minutos para decidir se a resenha é ou não de qualidade.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final com a turma, enfatizando a importância da habilidade crítica na seleção de obras literárias e outras manifestações artísticas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e ressaltando a importância da metodologia ativa para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade crítica dos alunos em relação a textos pertencentes ao gênero resenha de filme;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na escolha e análise de obras literárias e outras manifestações artísticas;
  • Incentivar o desenvolvimento da argumentação e da capacidade de defesa de ideias;
  • Aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para engajar os alunos e tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na escolha do filme e na preparação dos argumentos;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
  • Capacidade de defesa de ideias e argumentação dos grupos defensor e opositor;
  • Qualidade das perguntas e respostas apresentadas pela banca julgadora;
  • Observação dos alunos do grupo de observadores.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Incentivar a participação dos alunos na escolha do filme e garantir que a escolha seja feita de forma democrática;
  • Explicar as funções de cada grupo e ajudar na escolha dos papéis;
  • Estimular a preparação dos argumentos pelos grupos defensor e opositor e auxiliá-los na construção dos mesmos;
  • Conduzir o debate, garantindo que todos os grupos tenham oportunidade de apresentar seus argumentos e que a banca julgadora faça perguntas pertinentes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da escolha do filme e da preparação dos argumentos;
  • Defender ou contestar a qualidade da resenha do filme escolhido;
  • Anotar os pontos mais relevantes do debate, no caso dos alunos do grupo de observadores;
  • Fazer perguntas pertinentes à banca julgadora, caso façam parte do grupo defensor ou opositor;
  • Participar da discussão final e compartilhar suas opiniões sobre o tema.