Aula sobre Resenha De Filme

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A resenha de filme é um texto cujo objetivo é apresentar ao leitor uma crítica sobre determinada obra cinematográfica. Através da análise do enredo, atuações, direção e outros aspectos técnicos, o escritor da resenha busca orientar o público sobre a qualidade do filme. Este tipo de texto é muito comum em jornais, revistas e sites especializados em cinema. Nesta atividade, os alunos irão aprender a escrever uma resenha de filme, utilizando a metodologia ativa de rotação por estações. Esta estratégia pedagógica irá permitir que eles trabalhem em grupos, desenvolvendo habilidades específicas e colaborando uns com os outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a atividade e explicar o que é uma resenha de filme. Forneça exemplos de resenhas e oriente os alunos a prestar atenção em aspectos como enredo, atuações, direção, trilha sonora e outros elementos importantes para a análise crítica de um filme.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise do enredo

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um trecho de um filme escolhido. Em seguida, eles irão trabalhar em grupo para escrever uma breve sinopse do filme e identificar os principais elementos do enredo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise técnica

    Nesta estação, os alunos irão assistir a outro trecho do filme escolhido. Em seguida, eles irão trabalhar em grupo para analisar aspectos técnicos do filme, como fotografia, direção e trilha sonora.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Escrita da resenha

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo para escrever a resenha do filme, utilizando as informações coletadas nas estações anteriores. Oriente-os na estruturação do texto e na escolha das palavras.

  5. Etapa 5 - Socialização das resenhas

    Cada grupo irá apresentar sua resenha para a turma. Oriente-os na revisão dos textos.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos alunos

    Avalie o desempenho dos alunos nas atividades propostas e dê feedbacks sobre seus pontos fortes e pontos a melhorar.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os pontos principais sobre a escrita de resenhas de filmes e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades de análise crítica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de filmes;
  • Trabalhar a escrita de resenhas de forma colaborativa e criativa;
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Capacidade de análise crítica do filme;
  • Qualidade da escrita da resenha;
  • Trabalho colaborativo em grupo;
  • Organização e estruturação do texto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer exemplos práticos;
  • Orientar os alunos na estruturação das atividades em grupos;
  • Dar feedback e orientações sobre a escrita da resenha;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Analisar criticamente o filme escolhido pelo professor;
  • Trabalhar colaborativamente em grupo;
  • Escrever a resenha do filme de forma criativa e bem estruturada;
  • Receber feedback do professor e dos colegas e buscar melhorar sua escrita e análise crítica.