Aula sobre Resenha De Filme
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A resenha de filme é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar um filme, seja ele um clássico do cinema ou uma produção contemporânea. Ela é muito utilizada em jornais, revistas, sites e blogs especializados em cinema. Nesta atividade, os estudantes aprenderão a identificar as principais características desse gênero, analisar uma resenha de filme, e produzir uma resenha crítica sobre um filme assistido em sala de aula. A metodologia ativa que será utilizada é a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Oriente os alunos a assistir a um filme, antes do encontro presencial, que pode ser escolhido por você ou escolhido a partir de uma votação pelos próprios alunos. Explique que eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique sobre o gênero textual resenha de filme. Você pode apresentar alguns exemplos de resenhas de filmes, analisando com os alunos as principais características do gênero.Etapa 3 - Análise de resenha
Apresente uma resenha de filme para a turma, e peça que os alunos analisem a estrutura do texto, os recursos utilizados pelo autor, e as principais características do gênero.Etapa 4 - Produção de resenhas
Os estudantes irão produzir uma resenha crítica sobre o filme assistido em sala de aula, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs para orientar sua análise. Oriente a turma sobre a estrutura do texto, a linguagem adequada e a importância da argumentação crítica.Etapa 5 - Socialização das resenhas
Os alunos irão socializar suas resenhas em sala de aula, discutindo sobre as análises realizadas e as diferentes perspectivas sobre o filme. Incentive o debate construtivo e a reflexão crítica sobre o gênero textual resenha de filme.Etapa 6 - Avaliação
Os estudantes serão avaliados a partir da produção da resenha crítica, da participação nas atividades em sala de aula, e do template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula, reforçando a importância da análise crítica de filmes e da produção textual. Você também pode sugerir atividades complementares, como a leitura de resenhas de filmes ou a produção de resenhas de outros gêneros textuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como resenha de filme;
- Estimular a reflexão crítica sobre a produção textual e a análise de filmes;
- Incentivar o debate construtivo e a reflexão crítica sobre o gênero textual resenha de filme.
Critérios de avaliação
- Adequação ao gênero textual resenha de filme;
- Coerência e coesão textual;
- Argumentação crítica e reflexão sobre o filme.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e orientar os alunos na produção textual;
- Analisar resenhas de filmes e orientar a produção textual dos alunos;
- Estimular o debate construtivo e a reflexão crítica sobre o gênero textual resenha de filme.
Ações do aluno
- Assistir ao filme selecionado fora da sala de aula;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal";
- Analisar a resenha de filme apresentada pelo professor;
- Produzir uma resenha crítica sobre o filme assistido em sala de aula;
- Participar do debate construtivo e da reflexão crítica sobre o gênero textual resenha de filme.