Aula sobre Resenha

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma crítica sobre uma obra, como livro, filme, música, jogo, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre como produzir uma resenha, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de desenvolver soluções criativas em um tempo curto. A ideia é que, ao final da aula, eles criem um template de design sprint com 5 etapas para produzir uma resenha. Você pode apresentar exemplos, previamente selecionados, de resenhas disponíveis em jornais, revistas e sites da internet. É importante enfatizar a importância desse tipo de texto na sociedade atual, já que as pessoas costumam buscar opiniões e críticas antes de consumir algum produto cultural.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é apresentar uma crítica sobre uma obra, como livro, filme, música, jogo, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre como produzir uma resenha, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de desenvolver soluções criativas em um tempo curto. A ideia é que, ao final da aula, eles criem um template de design sprint com 5 etapas para produzir uma resenha. Você pode apresentar exemplos, previamente selecionados, de resenhas disponíveis em jornais, revistas e sites da internet. É importante enfatizar a importância desse tipo de texto na sociedade atual, já que as pessoas costumam buscar opiniões e críticas antes de consumir algum produto cultural.

  2. Etapa 2 - Entender

    Comece explicando aos alunos o que é uma resenha e quais são as características desse gênero textual. Após essa explanação, realize uma leitura compartilhada de uma resenha já pronta, previamente selecionada, para que os alunos possam identificar as principais características desse tipo de texto.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Nesta etapa, os alunos deverão produzir um esboço de uma resenha, utilizando um roteiro que você deverá fornecer. Esse roteiro deve conter os principais elementos que uma resenha deve ter, como, por exemplo: a apresentação da obra, a descrição do enredo, a avaliação crítica e a conclusão.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Aqui, os alunos deverão escolher uma obra para produzir a resenha. Disponibilize algumas opções, previamente selecionadas, mas é importante que os alunos tenham a liberdade de escolher o que mais lhe interessam.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Nesta etapa, os alunos deverão produzir a resenha propriamente dita, utilizando o esboço que produziram. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a produção do texto.

  6. Etapa 6 - Testar

    Por fim, os alunos deverão fazer uma revisão da resenha, verificando se todas as características do gênero foram contempladas. Incentive os alunos a trocarem as resenhas entre si para realizarem uma revisão coletiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em produzir textos críticos e avaliativos sobre obras culturais;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre obras culturais, incentivando a formação de opiniões embasadas.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao gênero textual;
  • Coesão e coerência do texto;
  • Capacidade de avaliação crítica da obra;
  • Originalidade e criatividade na produção da resenha;
  • Correção gramatical e ortográfica.

Ações do professor

  • Explicar as características do gênero textual resenha;
  • Fornecer um roteiro para a produção da resenha;
  • Estimular a criatividade dos alunos durante a produção do texto;
  • Orientar os alunos durante a produção da resenha;
  • Fazer uma revisão coletiva das resenhas produzidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as características do gênero textual resenha;
  • Produzir um esboço de uma resenha, seguindo um roteiro fornecido pelo professor;
  • Escolher uma obra para produzir a resenha;
  • Produzir uma resenha seguindo o esboço produzido na etapa anterior;
  • Revisar a resenha produzida, verificando se todas as características do gênero foram contempladas.