Aula sobre Resenha

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é analisar uma obra ou produto cultural, seja ele um livro, filme, disco, entre outros. Nesta aula, eles irão aprender a criar uma resenha crítica utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate guiado por um conjunto de regras que visam incentivar a participação ativa e a reflexão crítica dos alunos. Com essa metodologia, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar as suas produções.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é analisar uma obra ou produto cultural, seja ele um livro, filme, disco, entre outros. Nesta aula, eles irão aprender a criar uma resenha crítica utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate guiado por um conjunto de regras que visam incentivar a participação ativa e a reflexão crítica dos alunos. Com essa metodologia, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar as suas produções.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a proposta da aula explicando o que é uma resenha e como ela pode ser utilizada para avaliar uma obra ou produto cultural. Em seguida, passe um vídeo explicativo sobre o gênero textual, previamente selecionado por você, para que os alunos assistam.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Os alunos, divididos em grupos, irão discutir sobre um produto cultural que já consumiram, seja ele um filme, livro, jogo, disco ou qualquer outra obra. Eles irão trocar ideias e opiniões sobre a obra, além de destacar os aspectos que mais gostaram e os que menos gostaram.

  4. Etapa 4 - Criação

    Com base nas discussões em grupo, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar as suas produções. Oriente os alunos na criação do template, destacando a importância de definir critérios claros e objetivos para a avaliação.

  5. Etapa 5 - Produção

    Os alunos irão produzir a sua resenha, utilizando o template de avaliação criado na etapa anterior como guia. Oriente os alunos na produção da resenha, destacando a importância de apresentar argumentos sólidos e coerentes para fundamentar as suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos irão apresentar as suas resenhas em um debate em grupo, utilizando o template de avaliação como guia para avaliar as produções dos colegas. Professor, oriente o debate, destacando a importância de ouvir e respeitar as opiniões dos colegas, além de incentivar a reflexão crítica sobre as obras analisadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre a aula, destacando o que aprenderam e as principais dificuldades encontradas na produção da resenha.

  8. Etapa 8 - Fechamento

    Faça um fechamento da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando a escrita de resenhas críticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produzir resenhas críticas;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre obras ou produtos culturais;
  • Promover a participação ativa dos alunos em debates e discussões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza da argumentação;
  • Capacidade de análise crítica;
  • Aplicação dos critérios definidos no template de avaliação;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Participação ativa no debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a proposta da aula e explicar o que é uma resenha;
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em debates e discussões em grupo;
  • Orientar os alunos na produção da resenha;
  • Fazer um fechamento da aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um template de avaliação por rúbrica;
  • Produzir uma resenha crítica;
  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Fazer uma reflexão individual sobre a aula e o aprendizado obtido.