Aula sobre Resenha

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar obras culturais, tais como livros, filmes, músicas, entre outros. Ela é muito utilizada em jornais, revistas e blogs especializados em cultura e arte. Além disso, é uma forma interessante de incentivar a leitura e a reflexão crítica sobre as obras. Para esta aula, eles utilizarão o método de rotação por estações, no qual serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir resenhas críticas sobre produções culturais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é analisar e avaliar obras culturais, tais como livros, filmes, músicas, entre outros. Ela é muito utilizada em jornais, revistas e blogs especializados em cultura e arte. Além disso, é uma forma interessante de incentivar a leitura e a reflexão crítica sobre as obras. Para esta aula, eles utilizarão o método de rotação por estações, no qual serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir resenhas críticas sobre produções culturais.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a aula e explique a importância da resenha como forma de análise crítica. Em seguida, exiba um vídeo curto, previamente selecionado, com exemplos de resenhas de diferentes tipos de obras culturais.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações.

    Estação 1 - Produção textual:

    Nesta estação, os alunos irão produzir uma resenha crítica sobre um livro ou um filme, utilizando as técnicas e estratégias aprendidas na aula. Disponibilize alguns exemplares de livros e filmes, previamente selecionados por você, para que os alunos possam escolher aquele que mais lhes agrada.

    Estação 2 - Podcast:

    Nesta estação, os alunos irão produzir um podcast sobre uma obra cultural de sua escolha. Eles devem apresentar a obra e fazer uma análise crítica sobre ela. Disponibilize, se possível, equipamentos para gravação e edição de áudio. Uma dica é os alunos utilizarem o próprio celular para isso.

    Estação 3 - Vídeo:

    Já nesta estação, os alunos irão produzir um vídeo curto sobre uma obra cultural de sua escolha. Eles devem apresentar a obra e fazer uma análise crítica sobre ela. Disponibilize, se possível, equipamentos para gravação e edição de vídeo. Uma dica é os alunos utilizarem o próprio celular.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos irão socializar suas produções com toda a turma. Cada grupo irá apresentar sua resenha, podcast ou vídeo e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Faça uma avaliação geral da aula e das produções dos alunos. Abra um espaço para que os alunos possam fazer sugestões e comentários sobre a metodologia e a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produzir resenhas críticas sobre obras culturais;
  • Estimular a leitura e a reflexão crítica sobre as obras;
  • Promover a criatividade e a autonomia dos alunos na produção de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão textual;
  • Análise crítica da obra;
  • Adequação do formato escolhido (resenha, podcast ou vídeo);
  • Expressão oral clara e objetiva;
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar a aula e introduzir o tema;
  • Disponibilizar materiais e equipamentos necessários para a realização das atividades;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a produção das resenhas, podcasts e vídeos;
  • Fazer a avaliação das produções;
  • Fazer a mediação das discussões e comentários dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher uma obra cultural para análise;
  • Produzir uma resenha, podcast ou vídeo sobre a obra escolhida;
  • Trabalhar em equipe;
  • Socializar suas produções com a turma;
  • Fazer comentários e sugestões sobre a metodologia e a aula.