Aula sobre Resenha

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é apresentar a opinião crítica de alguém sobre determinada obra, como um livro, filme, música, entre outros. Ela é uma ferramenta importante para avaliar e refletir sobre produções culturais, e também pode ser utilizada como uma forma de expressão e compartilhamento de ideias. Nesta aula, os alunos serão incentivados a produzir resenhas críticas, utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, na qual eles serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, será utilizado o template de Dinâmica dos 3 Q’s, que ajudará a organizar as ideias e avaliar o próprio processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a resenha é um gênero textual cujo objetivo é apresentar a opinião crítica de alguém sobre determinada obra, como um livro, filme, música, entre outros. Ela é uma ferramenta importante para avaliar e refletir sobre produções culturais, e também pode ser utilizada como uma forma de expressão e compartilhamento de ideias. Nesta aula, os alunos serão incentivados a produzir resenhas críticas, utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, na qual eles serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, será utilizado o template de Dinâmica dos 3 Q’s, que ajudará a organizar as ideias e avaliar o próprio processo de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Contextualize o tema explicando o que é uma resenha e sua importância. Apresente exemplos, previamente selecionados por você, de resenhas em diferentes mídias (livros, filmes, séries, jogos, entre outros). Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e a dinâmica dos 3 Q’s. Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa para a próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Após a pesquisa sobre o tema em casa, peça que os alunos elaborarem uma lista de produções culturais que gostariam de analisar e resenhar. Eles deverão compartilhar a lista com você e a turma.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os alunos deverão escolher uma produção cultural da lista e assistir/ler/jogar, etc. Em seguida, deverão fazer anotações sobre a obra utilizando o template de Dinâmica dos 3 Q’s com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”.

  5. Etapa 5 - Elaboração

    Os alunos deverão utilizar as anotações feitas na etapa anterior para elaborar uma resenha crítica da produção cultural escolhida. Oriente sobre as características do gênero e a textualização adequada.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos deverão apresentar suas resenhas para a turma, compartilhando suas opiniões e reflexões sobre a produção cultural escolhida. Avalie a apresentação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Q’s.

  7. Etapa 7 - Feedback e autoavaliação

    Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar a própria aprendizagem e o processo de elaboração da resenha. Forneça feedbacks individuais para cada aluno.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula com uma discussão sobre a importância da resenha como ferramenta de avaliação crítica e reflexão sobre produções culturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir resenhas críticas e refletir sobre produções culturais;
  • Incentivar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento;
  • Estimular a criatividade e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Q’s para análise da produção cultural;
  • Adequação do texto ao gênero resenha;
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas;
  • Participação ativa na socialização das resenhas;
  • Autoavaliação reflexiva sobre o próprio processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar sobre o tema e a metodologia da Sala de Aula Invertida;
  • Fornecer feedbacks individuais aos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre produções culturais;
  • Orientar sobre a textualização adequada do gênero resenha.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa;
  • Escolher uma produção cultural para análise e resenha;
  • Elaborar uma resenha crítica utilizando o template de Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Apresentar a resenha para a turma;
  • Avaliar a própria aprendizagem e o processo de elaboração da resenha utilizando o template de Dinâmica dos 3 Q’s.