Resíduo radioativo, um legado para eternidade
Você sabe para onde vai o resíduo descartado da sua casa? Você sabia que o resíduo contaminado com radiação precisa de um local especial para ser descartado? Nesta aula de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vamos aprender um pouco mais sobre as características e necessidades especiais de armazenamento destes resíduos. Bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (2)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Os materiais radioativos produzidos em instalações nucleares (reatores nucleares, usinas de beneficiamento de minério de urânio e tório, unidades do ciclo do combustível nuclear), laboratórios e hospitais, nas formas sólida, líquida ou gasosa, que não têm utilidade, não podem ser simplesmente “jogados fora” ou “no lixo”, por causa das radiações que emitem.
Esses materiais, que não são utilizados em virtude dos riscos que apresentam, são chamados de Rejeitos Radioativos.
Fonte: http://www.famema.br/projetos/comitepr/doc/Boletim_n%C2%BA_009_RADIOATIVIDADE_CNEN.pdf
Selecione a opção que indica a forma adequada de lidar com os rejeitos radioativos gerados nesse processo:
Atividade completaA)
Os rejeitos radioativos não precisam ser tratados antes de serem liberados para o meio ambiente, já que depois de usados, os seus níveis de radiação são bem menores e não apresentam mais toxidez química.B)
Os rejeitos radioativos precisam ser tratados antes de serem liberados para o meio ambiente. Para essa liberação, o nível de radiação deve estar em equilíbrio com o meio ambiente e não apresentar mais toxidez química.C)
Os rejeitos radioativos precisam ser tratados antes de serem liberados para o meio ambiente. Para essa liberação, o nível de radiação pode ser alto e conter toxidez química.2. Atividade aberta:
Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: