Resistência e escravidão

Nesta aula de História, você vai aprender sobre o Quilombo dos Palmares; sua história e seus valores e ideais! 👸🏾🤴🏿


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A luta das pessoas escravizadas contra a dominação era feita de várias formas. Qual alternativa não apresenta uma forma de resistência dos escravizados?

    A) Se unir aos quilombos.

    B) Fugas, suicídio e assassinatos.

    C) Trabalhar por muitas horas ao dia.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    Compreender o tema Resistência e escravidão é de extrema importância para entendermos a história do Brasil e suas consequências na sociedade atual. A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história e a resistência dos escravos foi fundamental para a conquista da liberdade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para os alunos poderem vivenciar diversas atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema “Resistência e escravidão” é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e da América Portuguesa. A escravidão foi uma das maiores violações dos direitos humanos da história e a resistência dos escravizados foi fundamental para a conquista da liberdade. É importante que os alunos compreendam a complexidade desse tema e como ele se relaciona com a história do país. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Ensino Híbrido:

    O tema “resistência e escravidão" é de extrema importância para entendermos a história do Brasil e suas consequências na sociedade atual. A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história e a resistência dos escravizados foi fundamental para a conquista da liberdade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os movimentos e rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    Compreender o tema a resistência e escravidão é de extrema importância para entendermos a história do Brasil e suas consequências na sociedade atual. A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história e a resistência dos escravos foi fundamental para a conquista da liberdade. É importante que os alunos compreendam a importância da resistência e como ela foi fundamental para a luta contra a escravidão. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
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  7. 7. Design Thinking:

    Entender sobre as resistência e escravidão é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e da América Portuguesa. Nesta aula, os alunos serão convidados a desenvolver um mapa de empatia, utilizando a metodologia ativa Design Thinking, para entender as perspectivas dos escravizados e dos senhores de escravos. A partir dessa compreensão, os alunos poderão entender melhor os movimentos e as rebeliões que ocorreram na América Portuguesa e como eles se relacionam com processos ocorridos na Europa e nas Américas. Além disso, a atividade permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de empatia, pensamento crítico e trabalho em equipe.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história. No Brasil, a escravidão durou mais de 300 anos e deixou marcas profundas na sociedade. A resistência dos escravos foi uma forma de luta contra a opressão e a exploração. Nesta aula, exploremos a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa, analisando as diferentes formas de luta dos escravos e como elas se relacionam com os movimentos ocorridos na Europa e nas Américas. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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