Aula sobre Resistencia E Escravidao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Compreender o tema a resistência e escravidão é de extrema importância para entendermos a história do Brasil e suas consequências na sociedade atual. A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história e a resistência dos escravos foi fundamental para a conquista da liberdade. É importante que os alunos compreendam a importância da resistência e como ela foi fundamental para a luta contra a escravidão. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve contextualização sobre o tema e sua importância na história do Brasil. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtópico relacionado ao tema, como "Rebeliões de escravos no Brasil" ou "Quilombos". Dê um tempo para que os estudantes consigam pesquisar sobre o assunto e preparar uma apresentação.

  3. Etapa 3 - Criação de template

    Os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avaliará o outro. O template conterá os critérios: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Esses critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu subtópico para a turma. Durante a apresentação, os outros grupos deverão preencher o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Após todas as apresentações, os alunos poderão avaliar os outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em seus grupos para discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de sua apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma discussão geral sobre o tema e a importância da resistência na luta contra a escravidão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação da apresentação.
  • Estimular a participação e a avaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído ao grupo.
  • Preparar uma apresentação oral.
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos.