Aula sobre Resistencia E Escravidao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema “resistência e escravidão" é de extrema importância para entendermos a história do Brasil e suas consequências na sociedade atual. A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história e a resistência dos escravizados foi fundamental para a conquista da liberdade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os movimentos e rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da resistência e escravidão na história do Brasil. Faça uma roda de converse com os estudantes, para que eles compartilhem suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação de template

    Os alunos criar umtemplate de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O Check-in é o momento em que os alunos registram o que já sabem sobre o tema antes de iniciar a pesquisa ou atividade. Eles podem listar conceitos, ideias ou perguntas iniciais relacionadas ao tráfico negreiro. Já o Check-out é o momento de registrar o que aprenderam ao final da atividade, incluindo novos conhecimentos, reflexões e insights.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os movimentos e rebeliões da América portuguesa, utilizando fontes diversas, como livros, artigos, vídeos e sites confiáveis. Oriente e auxilie os alunos na busca pelas informações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas e organizadas no template. Oriente e auxilie os grupos na discussão.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e aprendizados para a turma. Avalie a apresentação e dê feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da resistência e escravidão na história do Brasil e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e a organização das informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e organização das informações.
  • Qualidade da apresentação e clareza na explicação dos movimentos e rebeliões da América portuguesa.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Dar feedbacks construtivos durante a apresentação dos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e organizar as informações sobre os movimentos e rebeliões da América portuguesa.
  • Trabalhar em grupo e discutir as informações coletadas.
  • Apresentar suas conclusões e aprendizados para a turma.