Aula sobre Resistencia E Escravidao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Compreender o tema Resistência e escravidão é de extrema importância para entendermos a história do Brasil e suas consequências na sociedade atual. A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história e a resistência dos escravos foi fundamental para a conquista da liberdade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para os alunos poderem vivenciar diversas atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da resistência dos escravos na história do Brasil. Incentive o compartilhamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto por meio de uma roda de conversa.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Quilombos:

    Disponibilize textos para os estudantes pesquisarem sobre os quilombos e sua importância na resistência dos escravos. Eles deverão criar um mapa mental ou um infográfico sobre o tema.

    Estação 2 - Revoltas:

    Disponibilize uma tabela com as principais revoltas e resistências relacionadas a escravidão. Na tabela apresente as datas os locais das revoltas. Os alunos deverão criar um cartaz ou um vídeo sobre o tema.

    Estação 3 - Abolição:

    Disponibilize um vídeo sobre a abolição da escravatura no Brasil e sua importância na história do país. Eles deverão criar uma linha do tempo ou um texto informativo sobre o tema.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os alunos irão apresentar suas atividades para a turma e discutir sobre as diferentes formas de resistência dos escravos no Brasil.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da resistência dos escravos na história do Brasil e como essa luta ainda é presente na sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação das atividades.
  • Promover a socialização e o debate sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade das atividades criadas pelos alunos.
  • Capacidade de explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da resistência dos escravos na história do Brasil.
  • Orientar os alunos na criação das atividades.
  • Estimular a participação e o debate sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os temas propostos.
  • Criar atividades criativas e informativas sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões e socializações das atividades.