Aula sobre Resistencia E Escravidao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história. No Brasil, a escravidão durou mais de 300 anos e deixou marcas profundas na sociedade. A resistência dos escravos foi uma forma de luta contra a opressão e a exploração. Nesta aula, exploremos a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa, analisando as diferentes formas de luta dos escravos e como elas se relacionam com os movimentos ocorridos na Europa e nas Américas. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar em casa sobre as diferentes formas de resistência dos escravos na América portuguesa, utilizando fontes diversas, como livros, artigos, vídeos e entrevistas. Para facilitar a pesquisa, disponibilize um texto ou vídeo para os estudantes assistirem em suas residências.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as diferentes formas de resistência dos escravos na América portuguesa e como elas se relacionam com os movimentos ocorridos na Europa e nas Américas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação de template

    Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e reflexões sobre o tema. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das principais ideias discutidas na aula e estimular os alunos a refletirem sobre a importância da resistência dos escravos na luta contra a opressão e a exploração.

  7. Etapa 7 - Feedback final

    Peça novamente para os estudantes criarem um template dos 3Qs. Dessa vez, eles devem avaliar a aula e sugerir ideias para as próximas aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões e reflexões sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as diferentes formas de resistência dos escravos na América portuguesa.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.