Aula sobre Resistencia E Escravidao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A escravidão foi uma das maiores violações de direitos humanos da história. No Brasil, a escravidão durou mais de 300 anos e deixou marcas profundas na sociedade. A resistência dos escravos foi uma forma de luta contra a opressão e a exploração. Nesta aula, exploremos a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa, analisando as diferentes formas de luta dos escravos e como elas se relacionam com os movimentos ocorridos na Europa e nas Américas. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar em casa sobre as diferentes formas de resistência dos escravos na América portuguesa, utilizando fontes diversas, como livros, artigos, vídeos e entrevistas. Para facilitar a pesquisa, disponibilize um texto ou vídeo para os estudantes assistirem em suas residências.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala de aula, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as diferentes formas de resistência dos escravos na América portuguesa e como elas se relacionam com os movimentos ocorridos na Europa e nas Américas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 4 - Criação de template
Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e reflexões sobre o tema. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das principais ideias discutidas na aula e estimular os alunos a refletirem sobre a importância da resistência dos escravos na luta contra a opressão e a exploração.Etapa 7 - Feedback final
Peça novamente para os estudantes criarem um template dos 3Qs. Dessa vez, eles devem avaliar a aula e sugerir ideias para as próximas aulas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a relação entre resistência e escravidão na América portuguesa.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões e reflexões sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as diferentes formas de resistência dos escravos na América portuguesa.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.