Resistência estudantil durante a ditadura civil-militar

O Brasil viveu, por 21 anos, uma ditadura. Várias foram as formas de resistência a um governo autoritário, à censura e à liberdade do povo. Uma das classes que se destacaram nessa resistência foram os estudantes e é sobre eles que vamos falar nessa aula de História. Vem conhecer esse período da nossa história para que não deixemos algo parecido ocorrer novamente! 👊🏾


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Durante a ditadura militar brasileira o movimento estudantil foi perseguido pelos governos e muitos chegaram a ser presos. Quais os nomes das maiores instituições de representação dos estudantes desse período?

    A) União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

    B) Movimento Estudantil Integrado Brasileiro (MEIB) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

    C) Movimento Estudantil Integrado Brasileiro (MEIB) e Estudantes Organizados Já.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Estudo de Caso:

    A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política, censura e violência. Durante esse período, muitos estudantes se organizaram para resistir ao regime autoritário e lutar por seus direitos. Vamos estudar a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir as propostas de reorganização da sociedade brasileira.
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  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. A resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com a participação de jovens que se organizavam em movimentos estudantis e lutavam por seus direitos e pela democracia. Vamos discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
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  5. 5. Gamificação:

    A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política, censura e violação dos direitos humanos. Durante esse período, muitos estudantes se organizaram para resistir ao regime autoritário e lutar por mudanças sociais e políticas. Aqui, os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir as propostas de reorganização da sociedade brasileira. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo de tabuleiro sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Cada grupo terá que criar um mapa de registro contendo os campos:Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o usuário e justificar por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.
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  6. 6. Cultura Maker:

    A ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. A resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com manifestações, greves e ocupações de escolas e universidades. Os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e criar um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Rotação por estações:

    Inicie a aula destacando que a ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. Destaque que a resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com estudantes organizando manifestações, greves e ocupações de escolas e universidades. Por fim, informe que a proposta é discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A ditadura civil-militar que ocorreu no Brasil entre 1964 e 1985 foi um período marcado pela repressão, censura e violência contra os direitos humanos. Durante esse período, surgiram diversos movimentos de resistência, entre eles a resistência estudantil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

    Sala de Aula Invertida

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