Resistência estudantil durante a ditadura civil-militar
O Brasil viveu, por 21 anos, uma ditadura. Várias foram as formas de resistência a um governo autoritário, à censura e à liberdade do povo. Uma das classes que se destacaram nessa resistência foram os estudantes e é sobre eles que vamos falar nessa aula de História. Vem conhecer esse período da nossa história para que não deixemos algo parecido ocorrer novamente! 👊🏾
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Durante a ditadura militar brasileira o movimento estudantil foi perseguido pelos governos e muitos chegaram a ser presos. Quais os nomes das maiores instituições de representação dos estudantes desse período?
Atividade completaA)
União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).B) Movimento Estudantil Integrado Brasileiro (MEIB) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
C) Movimento Estudantil Integrado Brasileiro (MEIB) e Estudantes Organizados Já.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política, censura e violência. Durante esse período, muitos estudantes se organizaram para resistir ao regime autoritário e lutar por seus direitos. Vamos estudar a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir as propostas de reorganização da sociedade brasileira.Atividade completa4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. A resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com a participação de jovens que se organizavam em movimentos estudantis e lutavam por seus direitos e pela democracia. Vamos discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.Atividade completa5. Gamificação:
A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um período de repressão política, censura e violação dos direitos humanos. Durante esse período, muitos estudantes se organizaram para resistir ao regime autoritário e lutar por mudanças sociais e políticas. Aqui, os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir as propostas de reorganização da sociedade brasileira. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo de tabuleiro sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Cada grupo terá que criar um mapa de registro contendo os campos:Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o usuário e justificar por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.Atividade completa6. Cultura Maker:
A ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. A resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com manifestações, greves e ocupações de escolas e universidades. Os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e criar um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Rotação por estações:
Inicie a aula destacando que a ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. Destaque que a resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com estudantes organizando manifestações, greves e ocupações de escolas e universidades. Por fim, informe que a proposta é discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A ditadura civil-militar que ocorreu no Brasil entre 1964 e 1985 foi um período marcado pela repressão, censura e violência contra os direitos humanos. Durante esse período, surgiram diversos movimentos de resistência, entre eles a resistência estudantil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.Atividade completaSala de Aula Invertida
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: