Aula sobre Resistencia Estudantil Durante A Ditadura Civil Militar
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Etapa 1 - Introdução
\- Contextualize o tema e apresente o objetivo da aula.\- Faça uma breve revisão sobre o que foi a ditadura civil-militar no Brasil.
Etapa 2 - Estudo de caso
\- Apresente um estudo de caso sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.\- Divida os alunos em grupos e distribua um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
\- Cada grupo deve preencher as lacunas com informações sobre o estudo de caso apresentado.
Etapa 3 - Discussão em grupo
\- Cada grupo apresenta seu infográfico e discute com a turma as informações apresentadas.\- Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
Etapa 4 - Leitura complementar
\- Distribua aos alunos um texto complementar sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.\- Cada aluno deve ler o texto individualmente e destacar as informações mais relevantes.
Etapa 5 - Debate em duplas
\- Organize os alunos em duplas e peça que discutam as informações destacadas no texto complementar.\- Faça a mediação do debate e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
Etapa 6 - Síntese
\- Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.\- Convide os alunos a fazer uma reflexão sobre o tema e a importância da resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.
Etapa 7 - Avaliação
\- Avalie a participação dos alunos na aula e a qualidade das informações apresentadas nos infográficos.\- Oriente os alunos a fazer uma avaliação daaula e do desempenho do professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir processos históricos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a ditadura civil-militar no Brasil.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula.
- Qualidade das informações apresentadas nos infográficos.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para preencher o infográfico.
- Ler o texto complementar e destacar as informações mais relevantes.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em duplas.