Aula sobre Resistencia Estudantil Durante A Ditadura Civil Militar

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. A resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com a participação de jovens que se organizavam em movimentos estudantis e lutavam por seus direitos e pela democracia. Vamos discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a cada grupo um texto sobre o tema para leitura.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Cada grupo deve discutir o texto lido e elaborar uma lista de argumentos a favor e contra a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos para a turma. Faça a mediação da discussão, estimulando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo sobre os critérios de avaliação

    Cada grupo deve discutir os critérios de avaliação do template e chegar a um consenso sobre eles. Faça a mediação dessa discussão, estimulando a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Debate crítico

    Cada grupo deve escolher um tema relacionado à resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e realizar um debate crítico, utilizando o template de avaliação por rubrica elaborado anteriormente. Faça a mediação do debate, estimulando a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Proponha aos alunos uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir processos históricos;
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica.
  • Desenvolver a habilidade de debate crítico;
  • Aplicar o conhecimento em situações reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Capacidade de análise crítica.
  • Capacidade de argumentação;
  • Participação ativa na elaboração do template;
  • Participação ativa no debate;

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Circular pela sala, auxiliando os grupos;
  • Mediar a discussão;
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir o conteúdo do texto;
  • Elaborar uma lista de argumentos a favor e contra a resistência estudantil.
  • Elaborar o template de avaliação por rubrica;
  • Realizar o debate crítico;
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido;