Aula sobre Resistencia Estudantil Durante A Ditadura Civil Militar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula destacando que a ditadura civil-militar no Brasil foi um período de repressão e violência contra a população, especialmente contra aqueles que se opunham ao regime. Destaque que a resistência estudantil foi uma das formas de luta contra a ditadura, com estudantes organizando manifestações, greves e ocupações de escolas e universidades. Por fim, informe que a proposta é discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a ditadura civil-militar no Brasil. Faça a divisão dos alunos em quatro grupos e cada grupo receberá uma imagem que representa a resistência estudantil durante a ditadura. Eles deverão analisar a imagem e discutir em grupo o que ela representa.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Informe os alunos que irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1:

    Na estação 1, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Após assistir ao vídeo, eles deverão discutir em grupo as estratégias utilizadas pelos estudantes na luta contra o regime.

    Estação 2:

    Na estação 2, os alunos irão ler um texto sobre a repressão aos estudantes durante a ditadura civil-militar. Após a leitura, eles deverão discutir em grupo as consequências da repressão para os estudantes e para a sociedade como um todo.

    Estação 3:

    Na estação 3, os alunos irão analisar um documento histórico sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Após a análise, eles deverão discutir em grupo a importância do documento para a compreensão da luta dos estudantes contra o regime.

    Estação 4:

    Na estação 4, os alunos irão criar um cartaz sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Eles deverão utilizar as informações discutidas nas estações anteriores para criar o cartaz.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos cartazes

    Cada grupo irá apresentar o seu cartaz para a turma e explicar o que ele representa.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e a aula como um todo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o contexto histórico da ditadura civil-militar no Brasil.
  • Compreender as estratégias utilizadas pelos estudantes na luta contra a ditadura.
  • Compreender as consequências da repressão aos estudantes durante a ditadura civil-militar.
  • Compreender a importância dos documentos históricos para a compreensão da luta dos estudantes contra o regime.
  • Compreender as diferentes formas de resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do contexto histórico da ditadura civil-militar.
  • Participação ativa na criação do cartaz;
  • Compreensão da importância da resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.
  • Participação ativa na apresentação do cartaz;
  • Compreensão das diferentes formas de resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Fornecer os materiais para a criação do cartaz;
  • Organizar a apresentação dos cartazes;
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs;

Ações do aluno

  • Analisar a imagem em grupo;
  • Discutir as estratégias utilizadas pelos estudantes na luta contra a ditadura.
  • Discutir as consequências da repressão aos estudantes durante a ditadura civil-militar.
  • Discutir a importância do documento para a compreensão da luta dos estudantes contra o regime.
  • Utilizar as informações discutidas nas estações anteriores para criar o cartaz.